Startup cria o “Uber do Botox”

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Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

O Brasil é o segundo país onde as pessoas mais buscam o procedimento de aplicação de toxina botulínica, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. Pensando nisto, uma startup curitibana da área de tecnologia, resolveu criar um aplicativo que liga profissionais habilitados a clientes. A Gotox, como é chamada, funciona assim: o interessado entra em uma plataforma online, escolhe o profissional e agenda a aplicação nas clínicas ou em domicílio, no horário e dia desejados. Todo o processo é validado e acompanhado pelos profissionais da empresa para dar mais segurança e comodidade aos clientes.

Modelo Gotox

O projeto foi desenvolvido por um grupo multidisciplinar de empreendedores, composto por médicos, dentistas, advogados, administradores e investidores, e surgiu como resposta a uma questão importante na área da saúde: como unir a comodidade e a segurança do domicílio, aproveitando as novas tecnologias disponíveis? “Aquelas citações que vemos em iniciativas do Ministério da Saúde, como o programa Melhor em Casa, que falam em um cuidado mais próximo da rotina da família, diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar, ficavam na minha cabeça”, conta a cirurgiã-dentista, cofundadora e CEO da Gotox, Ana Carolina Campelo Prestes Accioly.

A Gotox também presta todo o suporte ao franqueado na realização do procedimento, para manter uma alta qualidade e padrão em todos os serviços. A marca trabalha apenas com a toxina botulínica da marca BOTOX®️, fabricada pela líder Allergan, considerada referência no mercado. “Em todas as aplicações, utilizamos as quantidades e métodos de aplicação indicados pelo fabricante e suportados por estudos científicos, o que ajuda a obter um melhor resultado e por mais tempo, e ainda, sem os incômodos e retoques”, afirma a CMO e cofundadora da Gotox, Viviane Bazzo.

“Todos os procedimentos são feitos exclusivamente por médicos, dentistas, biomédicos estetas ou farmacêuticos estetas franqueados. Eles são responsáveis pela aplicação e contam com o apoio da franquia em absolutamente tudo, da promoção e comercialização, até os produtos e materiais necessários, do acompanhamento à guarda dos documentos do procedimento”, explica Bazzo.

Uma franquia

Cada aplicador da Gotox é um franqueado, que precisa ser um profissional da saúde habilitado para aplicação da toxina. Todo o processo, do atendimento ao cliente ao fornecimento dos itens necessários à aplicação, é gerenciado por meio de uma plataforma digital, pela franqueadora. Quando um agendamento é realizado, a Gotox envia, para o local indicado pelo cliente o franqueado e todos os insumos necessários para o procedimento. O pagamento é feito online na plataforma, bem como avaliação do atendimento. A Gotox gerencia toda a parte logística, a negociação com fornecedores e também a coleta e destinação dos materiais utilizados.

A franqueadora cuida de todo o processo: agendamento, pagamento, envio dos materiais, e inclusive, a locomoção do franqueado. “Buscamos profissionais que apostam na autonomia do seu dia a dia e que estejam focados na qualidade e técnica da aplicação do produto. Enquanto nós cuidamos da parte administrativa”, explica a CEO, Ana Carolina Campelo Prestes Accioly.

Os custos de royalties e taxa de publicidade são cobrados mensalmente de acordo com o faturamento do franqueado e não é exigido um número mínimo de atendimento.

Como se tornar um franqueado

Para ser franqueado, é necessário ser um profissional da saúde habilitado para a realização dos procedimentos. O valor da taxa de franquia é de R$6 mil e os profissionais têm autonomia para gerenciar a sua agenda.

Início da operação

A operação teve início em julho de 2020 na capital paranaense, onde fica a matriz da empresa, e a expectativa é estar presente em três cidades até dezembro de 2020 e em outras 45 nos próximos cinco anos. “Iniciamos o projeto faz dois anos e, desde o início, buscamos obter condições de crescimento e sustentabilidade. Reunimos um grupo de empreendedores com funções estratégicas no projeto. Foram infinitas horas de estudos técnicos e pesquisas de mercado para agregar inovação e excelência na prestação dos serviços”, afirma o mestre em finanças e cofundador da Gotox, Adriano Bazzo.

Na primeira fase, a Gotox já está ativa em Curitiba e em breve chega em Balneário Camboriú.

https://gotox.com.br/


Tabela de franquia

Tipo de negócio: estética / aplicação de toxina botulínica
Ano de fundação: 2019
Início da franquia no Brasil: 2020
Número de unidades total: 4
Numero de unidades próprias: 2
Número de unidades franqueadas: 2
Área média: não tem
Média de funcionários: não tem
Taxa de royalties: 5%
Taxa de publicidade: 2%
Prazo médio de retorno: 2,5 meses