Até 18 de novembro ocorre no Egito a 7ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – a COP 27. O evento que reúne lideranças globais tem o objetivo de renovar os compromissos de implementação do Acordo de Paris e dar previsibilidade ao financiamento climático para atingir as metas ambientais da Agenda 2030. Dentre os assuntos debatidos durante as duas semanas de encontro está também a crise mundial de água que atinge o planeta em decorrência dos fatores climáticos.
Segundo o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos, divulgado em 2021, 90% dos desastres naturais estão relacionados à água e foram agravados pelas mudanças climáticas. O mesmo relatório aponta que 80% das águas residuais retornam ao ecossistema sem serem tratadas ou reutilizadas. Atualmente mais de dois milhões de pessoas no mundo não têm acesso regular à água potável; duas a cada cinco pessoas não tem acesso a saneamento básico e o consumo de água doce aumenta cerca de 1% ao ano desde 1980. O mesmo relatório indica também que 90% dos desastres naturais estão ligados à água e foram agravados pelas mudanças climáticas.
Apesar de ser um assunto relevante nesta época do ano, a startup EVOLV, – especializada no aumento de eficiência de processos operacionais utilizando IoT e Inteligência Artificial aliou recursos tecnológicos para minimizar os impactos ambientais do desperdício de água do mercado corporativo. “Por exemplo, para empresas que possuem hidrômetros, a tradicional leitura mensal interfere no processo de identificação de vazamentos ou consumos anômalos de água. Com a implementação de soluções de Internet das Coisas e Inteligência Artificial conseguimos identificar desperdícios ao longo do horário comercial dos negócios, mas também auxiliar na busca por vazamentos 24 horas, incluindo horários de não funcionamento”, explica Leandro Simões, CEO da startup.
O sensor, desenvolvido através de tecnologias IoT e Inteligência Artificial, disponibiliza ferramentas de Business Intelligence para os gestores, inclusive até através de seus smartphones. O sistema monitora em tempo real o consumo de água, gás e energia elétrica, por exemplo, o que ajuda na preservação de recursos e, ainda, diminui os gastos organizacionais.
Outra área responsável pelo uso irracional de água é o setor de limpeza. Para isso, a startup também desenvolveu um sistema para redução de desperdícios. “O serviço de Limpeza Sob Demanda fornece alertas de acordo com a necessidade da limpeza de cada ambiente, levando em consideração tamanho, rotina e quantidade de usuários e funcionários que atuam em modelo presencial. Com um monitoramento automático do fluxo de pessoas nos banheiros, por exemplo, é possível organizar de maneira efetiva a rotina de higienização e reduzir custos com produtos, água e mão de obra, diferente das tradicionais rondas da equipe de limpeza”, ressalta Simões.
Em constante aumento, o nível de desperdício de água no mundo tende a aumentar de 20% a 30% dentro dos próximos trinta anos, de acordo com o Programa Mundial de Avaliação da Água da Unesco. Por isso, este é o momento ideal para empresas que buscam implementar a sustentabilidade em seus planos de negócios e, para os colaboradores, chegou a hora de repensarem seus hábitos de consumo. “Nós já ajudamos empresas a reduzirem significativamente o nível de consumo irracional de água. Esperamos que, em um futuro próximo, a EVOLV alcance um maior número de organizações através da sustentabilidade”.
Sobre a EVOLV
A EVOLV é uma startup especializada no aumento de eficiência de processos operacionais usando IoT e Inteligência Artificial. Com milhares de sensores espalhados pelo Brasil, a empresa é formada por um time sênior de aficionados por tecnologia. Seus fundadores foram os pioneiros em IoT no Brasil e possuem mais de 20 anos de experiência como executivos nos setores de Telecomunicações e Infraestrutura. Para conhecer mais sobre a solução EVOLV, acesse o site https://evolvtec.com.br/
Sem comentários! Seja o primeiro.