Startup de impacto social abre cadastro nacional para que pessoas desfavorecidas recebam formação e conexão com o mercado de tecnologia. Todo o processo é oferecido de forma gratuita e a meta da empresa é conseguir proporcionar o emprego para cerca de mil pessoas, como desenvolvedores de software, até o final de 2023.
O modelo proposto pretende não só transformar a vida das pessoas, mas também contribuir com a solução de um problema crítico do mercado, que sofre com a escassez deste tipo de mão de obra. “Existem hoje cerca de 11 milhões desempregados no Brasil e ao mesmo tempo mais de 400 mil vagas abertas para desenvolvedores. Para que tenhamos sucesso, precisamos conhecer a fundo o perfil dos interessados, entender onde eles estão e o que exatamente precisam para vencer todos os obstáculos. É por isso que estamos abrindo o cadastro, queremos formar pessoas para uma carreira promissora e buscar os empregadores pra eles.” Explica Emanuelle Lemos, sócia diretora da startup.
O processo oferecido pela HopeTech conta com dois cursos de capacitação em programação, três cursos de inteligência emocional e softskills, apoio psicológico, mentoria em tecnologia, mentoria de carreira, empréstimo de desktop para os estudos e em alguns casos, a pessoa também recebe vale alimentação, telemedicina e internet. Tudo gratuito.
O cadastro está aberto para todo Brasil com demandas mais presentes na grade São Paulo, grande Belo Horizonte e Maceió. Os perfis dos bolsistas podem ser os mais diversos, porém com prioridade para jovens de famílias de baixa renda, mulheres que se desconectaram do mercado ao se tornarem mães e PCDs que buscam uma carreira mais promissora e segura. A startup faz um apelo para que ongs, associações e projetos sociais cadastrem pessoas da sua rede, como explica o fundador da Hope Guilherme Naves:
“É muito importante que os projetos sociais se engajam neste propósito no sentido de nos conectar com possíveis bolsistas. Um dos maiores desafios do processo é conseguir identificar e chegar até os reais interessados, que estão espalhados por todo Brasil. Por outro lado, chamo também o setor privado para virem conosco, a adesão ao nosso clube é simples e atende qualquer porte de empresa”.
Para fazer o cadastro, os candidatos devem acessar o link https://www.hopeschool.club/chamadas e preencher o cadastro que se encontra no final da página. No mesmo site pode-se encontrar o contato para que empresas e projetos sociais tirem suas dúvidas.
Sem comentários! Seja o primeiro.