Nextop e Enxuto lançam primeiro carrinho inteligente da América Latina

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Percorrer os corredores do supermercado, pegar todos os itens de que precisa e no final pagar diretamente no carrinho, sem fila no caixa com total autonomia de compra já é possível. O primeiro Smart Cart do Brasil e da América Latina, já está disponível para os clientes do Enxuto em Campinas, no interior de São Paulo. O carrinho de supermercado inteligente que identifica, soma e recebe o pagamento das compras é uma parceria do Enxuto com a Nextop e a Arius Sistemas. 

Com muita tecnologia embarcada, o carrinho inteligente desenvolvido pela Nextop, que será lançado para os clientes do Grupo Enxuto, é equipado com uma tela touch screen e um leitor de código de barras, onde o cliente pode acompanhar todo o processo da compra e fazer o check out e pagamento no final. O carrinho ainda conta com 5 câmeras e com a primeira balança móvel do Brasil, que monitoram o que é colocado e retirado de dentro do carrinho garantindo a segurança e contribuindo com prevenção de perdas. Dentro da loja, os carrinhos possuem uma saída especial pela frente de caixa 

“Estamos oferecendo para nossos clientes uma nova experiência de compra inovadora e única dentro do Enxuto. Os carrinhos inteligentes trazem tecnologia e autonomia para o consumidor que pode comprar tudo o que precisa de maneira independente. Investir em tecnologia e na experiência do nosso cliente é muito importante para o Enxuto. Todo o desenvolvimento do carrinho foi realizado tendo o consumidor no centro das decisões. Esse projeto está alinhado a nossa estratégia ominichanel e materializa o conceito Phygital proporcionando a integração física e digital, oferecendo uma melhor experiência de compras aos clientes”, comenta Bruno Bragancini Junior, diretor presidente do Grupo Enxuto.   

A operação começa com 8 carrinhos na loja Enxuto John Boyd  em Campinas (SP), mas deve ser ampliada para as lojas de Piracicaba e Limeira.   

De acordo com Juliano Camargo, CEO da Nextop, as possibilidades são infinitas para o trade marketing e em breve será possível, por exemplo, passar com o carrinho em frente a uma prateleira e um aviso aparecer na tela avisando o consumidor de alguma promoção ou mesmo oferecendo a ela algo dentro do seu perfil de compra está ali disponível. O carrinho também pode ser utilizado para dar apoio para operação de e-commerce, uma vez que ele é mais preciso auxiliando o colaborador na montagem dos pedidos online. Além das facilidades para o cliente, a Nextop vem investindo cada vez mais em proporcionar aos seus parceiros inteligência na geração de dados dos consumidores para melhorias contínuas no ponto de venda e na experiência de compra. “Até hoje, o monitoramento individual de cada cliente era resumido ao relatório final de sua compra, ou seja, o ticket identificado. Com o Smart Cart, rompemos essa barreira e conseguimos monitorar todo o circuito de compra do cliente na loja física. Saímos da era do ticket identificado para a jornada identificada de ponta a ponta”, ressalta. 

Já para Rogério Alegrucci, Diretor Executivo da Arius Sistemas, integrar a tecnologia ao projeto é muito importante, tendo em vista a revolução na experiência do cliente e a redução do atrito durante a jornada de compras. “A proposta do carrinho inteligente vem de encontro a tendência da criação de novas experiências que permitem ao consumidor manifestar novas atitudes e emoções. Isto leva a mudanças de comportamento que, quando compreendidas, geram mais valor ao negócio. Para a Arius, integrar essa solução reforça seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que simplifiquem a rotina do setor varejista”, pontua. 

—————————————————— 

Sobre a Nextop – http://nextop.com.br/ 

Pioneira desde 1997 no segmento de gravação vídeo digital e prevenção de perdas na frente de caixas, a empresa é líder de mercados em tecnologia, segurança e prevenção de perdas com mais 550.000 pontos homologados. Localizada em Americana – pólo de desenvolvimento tecnológico do país – atende todo o território nacional e oferece produtos de alta-tecnologia. Como estratégia da internacionalização da marca, a então Top Sistemas passa a se chamar Nextop, a empresa 100% brasileira com presença nos Estados Unidos e Chile – especializada em soluções inovadoras para o varejo, indústria e logística. Veja mais http://nextop.com.br/   

Sobre a Arius Sistemas – http://www.arius.com.br 

Com mais de 35 anos dedicados ao varejo nacional, a Arius Sistemas é referência em inovação e tecnologia para o setor. A empresa concilia tudo que o varejista precisa – desde softwares até hardwares e serviços, aliados a um suporte técnico e consultoria diferenciados. As soluções foram desenvolvidas por profissionais renomados no varejo brasileiro, com o objetivo de levar aos clientes o que há de mais moderno e com a melhor relação custo/benefício. Conquistou quatro vezes a premiação APAS, na categoria Tecnologia & Gestão, e está no top 10 em soluções ERP para supermercados. Veja mais: http://www.arius.com.br 

Sobre o Enxuto – www.enxuto.com.br 

Com 58 anos de existência, o grupo supermercadista Enxuto já é conhecido no interior do estado de São Paulo e conta com seis lojas no modelo supermercado espalhadas pela região de Campinas, Cosmópolis, Limeira, Piracicaba e Rio Claro e chega a vigésima no segmento de superproximidade e todas ainda atendem o serviço Enxuto Drive (Clique & Retire) em que o cliente compra online e retira no drive-thru sem nem precisar sair do carro.  

A história da rede Enxuto teve início com o empreendedor, João Batista Gonçalves, em 1963. Ao chegar em Campinas, Gonçalves decidiu revender arroz, que ele comprava a granel, ensacado como “Arroz Enxuto”. Com o sucesso de vendas do produto, abriu um pequeno comércio, que vendia cerca de 100 produtos “secos e molhados”. Em seis anos, o pequeno negócio se tornou um supermercado e mais de 50 anos depois, uma empresa e marca consolidada na rede varejista do interior de São Paulo. No total, a empresa contabiliza 1,5 mil funcionários e está pronta para expandir operações. “O Enxuto nunca teve a pretensão de ser o maior, mas sim o melhor no que se refere a atendimento ao cliente e qualidade de mercadoria”, costumava dizer João Batista Gonçalves, fundador da rede.