Percorrer os corredores do supermercado, pegar todos os itens de que precisa e no final pagar diretamente no carrinho, sem fila no caixa com total autonomia de compra já é possível. O primeiro Smart Cart do Brasil e da América Latina, já está disponível para os clientes do Enxuto em Campinas, no interior de São Paulo. O carrinho de supermercado inteligente que identifica, soma e recebe o pagamento das compras é uma parceria do Enxuto com a Nextop e a Arius Sistemas.
Com muita tecnologia embarcada, o carrinho inteligente desenvolvido pela Nextop, que será lançado para os clientes do Grupo Enxuto, é equipado com uma tela touch screen e um leitor de código de barras, onde o cliente pode acompanhar todo o processo da compra e fazer o check out e pagamento no final. O carrinho ainda conta com 5 câmeras e com a primeira balança móvel do Brasil, que monitoram o que é colocado e retirado de dentro do carrinho garantindo a segurança e contribuindo com prevenção de perdas. Dentro da loja, os carrinhos possuem uma saída especial pela frente de caixa
“Estamos oferecendo para nossos clientes uma nova experiência de compra inovadora e única dentro do Enxuto. Os carrinhos inteligentes trazem tecnologia e autonomia para o consumidor que pode comprar tudo o que precisa de maneira independente. Investir em tecnologia e na experiência do nosso cliente é muito importante para o Enxuto. Todo o desenvolvimento do carrinho foi realizado tendo o consumidor no centro das decisões. Esse projeto está alinhado a nossa estratégia ominichanel e materializa o conceito Phygital proporcionando a integração física e digital, oferecendo uma melhor experiência de compras aos clientes”, comenta Bruno Bragancini Junior, diretor presidente do Grupo Enxuto.
A operação começa com 8 carrinhos na loja Enxuto John Boyd em Campinas (SP), mas deve ser ampliada para as lojas de Piracicaba e Limeira.
De acordo com Juliano Camargo, CEO da Nextop, as possibilidades são infinitas para o trade marketing e em breve será possível, por exemplo, passar com o carrinho em frente a uma prateleira e um aviso aparecer na tela avisando o consumidor de alguma promoção ou mesmo oferecendo a ela algo dentro do seu perfil de compra está ali disponível. O carrinho também pode ser utilizado para dar apoio para operação de e-commerce, uma vez que ele é mais preciso auxiliando o colaborador na montagem dos pedidos online. Além das facilidades para o cliente, a Nextop vem investindo cada vez mais em proporcionar aos seus parceiros inteligência na geração de dados dos consumidores para melhorias contínuas no ponto de venda e na experiência de compra. “Até hoje, o monitoramento individual de cada cliente era resumido ao relatório final de sua compra, ou seja, o ticket identificado. Com o Smart Cart, rompemos essa barreira e conseguimos monitorar todo o circuito de compra do cliente na loja física. Saímos da era do ticket identificado para a jornada identificada de ponta a ponta”, ressalta.
Já para Rogério Alegrucci, Diretor Executivo da Arius Sistemas, integrar a tecnologia ao projeto é muito importante, tendo em vista a revolução na experiência do cliente e a redução do atrito durante a jornada de compras. “A proposta do carrinho inteligente vem de encontro a tendência da criação de novas experiências que permitem ao consumidor manifestar novas atitudes e emoções. Isto leva a mudanças de comportamento que, quando compreendidas, geram mais valor ao negócio. Para a Arius, integrar essa solução reforça seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que simplifiquem a rotina do setor varejista”, pontua.
——————————————————
Sobre a Nextop – http://nextop.com.br/
Pioneira desde 1997 no segmento de gravação vídeo digital e prevenção de perdas na frente de caixas, a empresa é líder de mercados em tecnologia, segurança e prevenção de perdas com mais 550.000 pontos homologados. Localizada em Americana – pólo de desenvolvimento tecnológico do país – atende todo o território nacional e oferece produtos de alta-tecnologia. Como estratégia da internacionalização da marca, a então Top Sistemas passa a se chamar Nextop, a empresa 100% brasileira com presença nos Estados Unidos e Chile – especializada em soluções inovadoras para o varejo, indústria e logística. Veja mais http://nextop.com.br/
Sobre a Arius Sistemas – http://www.arius.com.br
Com mais de 35 anos dedicados ao varejo nacional, a Arius Sistemas é referência em inovação e tecnologia para o setor. A empresa concilia tudo que o varejista precisa – desde softwares até hardwares e serviços, aliados a um suporte técnico e consultoria diferenciados. As soluções foram desenvolvidas por profissionais renomados no varejo brasileiro, com o objetivo de levar aos clientes o que há de mais moderno e com a melhor relação custo/benefício. Conquistou quatro vezes a premiação APAS, na categoria Tecnologia & Gestão, e está no top 10 em soluções ERP para supermercados. Veja mais: http://www.arius.com.br
Sobre o Enxuto – www.enxuto.com.br
Com 58 anos de existência, o grupo supermercadista Enxuto já é conhecido no interior do estado de São Paulo e conta com seis lojas no modelo supermercado espalhadas pela região de Campinas, Cosmópolis, Limeira, Piracicaba e Rio Claro e chega a vigésima no segmento de superproximidade e todas ainda atendem o serviço Enxuto Drive (Clique & Retire) em que o cliente compra online e retira no drive-thru sem nem precisar sair do carro.
A história da rede Enxuto teve início com o empreendedor, João Batista Gonçalves, em 1963. Ao chegar em Campinas, Gonçalves decidiu revender arroz, que ele comprava a granel, ensacado como “Arroz Enxuto”. Com o sucesso de vendas do produto, abriu um pequeno comércio, que vendia cerca de 100 produtos “secos e molhados”. Em seis anos, o pequeno negócio se tornou um supermercado e mais de 50 anos depois, uma empresa e marca consolidada na rede varejista do interior de São Paulo. No total, a empresa contabiliza 1,5 mil funcionários e está pronta para expandir operações. “O Enxuto nunca teve a pretensão de ser o maior, mas sim o melhor no que se refere a atendimento ao cliente e qualidade de mercadoria”, costumava dizer João Batista Gonçalves, fundador da rede.
Sem comentários! Seja o primeiro.