Mantenha distância – aplicativos ajudam a manter o distanciamento social

por | jun 30, 2020 | Noticias | 0 Comentários

Em tempos de pandemia, onde o isolamento e o distanciamento social são recomendados como modo de evitar o contágio,  Amazon, Google e Snapchat criam serviços para as pessoas conseguirem  medir a distância e não dependerem de traços ou outras marcações no chão.

Para fazer a medição, Google e Snapchat  utilizam a realidade aumentada, mesma tecnologia utilizada no Pokémon Go. A Amazon já usa inteligência artificial (AI) para seu serviço de distanciamento.

Snapchat

O Snap Inc. em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou uma lente que usa a câmera do smartphone para definir uma região de segurança, ao redor do usuário. Ao ativar o “My Social Distance”, o filtro mostra um círculo em torno da pessoa, delimitado em 2 metros. Quando aparece na cor verde, o usuário está seguro, mas se alguém passar o limite, o círculo muda para vermelho.

Além do filtro para manter a distância, o Snap tem um outro filtro com lembretes animados sobre a lavar as mãos, evitar tocar o rosto, entre outros.

Google

Ao contrário do Snapchat que utilizou o seu aplicativo, o Google criou Sodar (a empresa já tem um  Google Measure de medições e o Google Lens que também utilizam de realidade aumentada), que é acessado pelo Google Chrome.  Apesar de funcionar do mesmo modo que o serviço do Snapchat, para acessar o usuário tem que ter um celular com Android (software para celular da empresa) entrar no Chrome para depois acessar a plataforma do projeto.

Amazon

A empresa mais recente a entrar na onda de serviços para medir o distanciamento é a Amazon. A empresa já utiliza o serviço em seus armazéns através de câmeras conectadas que conseguem diferenciar os arredores e calcular o espaço (inteligência artificial) entre os funcionários presentes nos locais.

O “Assistente de Distância”  está disponível só para uso interno da empresa, mas, a Amazon planeja um código-fonte aberto para que qualquer interessado possa criar sua própria versão do sistema.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This