Em tempos de pandemia, onde o isolamento e o distanciamento social são recomendados como modo de evitar o contágio, Amazon, Google e Snapchat criam serviços para as pessoas conseguirem medir a distância e não dependerem de traços ou outras marcações no chão.
Para fazer a medição, Google e Snapchat utilizam a realidade aumentada, mesma tecnologia utilizada no Pokémon Go. A Amazon já usa inteligência artificial (AI) para seu serviço de distanciamento.
Snapchat
O Snap Inc. em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou uma lente que usa a câmera do smartphone para definir uma região de segurança, ao redor do usuário. Ao ativar o “My Social Distance”, o filtro mostra um círculo em torno da pessoa, delimitado em 2 metros. Quando aparece na cor verde, o usuário está seguro, mas se alguém passar o limite, o círculo muda para vermelho.
Além do filtro para manter a distância, o Snap tem um outro filtro com lembretes animados sobre a lavar as mãos, evitar tocar o rosto, entre outros.
Ao contrário do Snapchat que utilizou o seu aplicativo, o Google criou Sodar (a empresa já tem um Google Measure de medições e o Google Lens que também utilizam de realidade aumentada), que é acessado pelo Google Chrome. Apesar de funcionar do mesmo modo que o serviço do Snapchat, para acessar o usuário tem que ter um celular com Android (software para celular da empresa) entrar no Chrome para depois acessar a plataforma do projeto.
Amazon
A empresa mais recente a entrar na onda de serviços para medir o distanciamento é a Amazon. A empresa já utiliza o serviço em seus armazéns através de câmeras conectadas que conseguem diferenciar os arredores e calcular o espaço (inteligência artificial) entre os funcionários presentes nos locais.
O “Assistente de Distância” está disponível só para uso interno da empresa, mas, a Amazon planeja um código-fonte aberto para que qualquer interessado possa criar sua própria versão do sistema.
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