O relacionamento entre empresas e clientes está passando por uma transformação significativa e o market4u, maior rede de mercados autônomos da América Latina e a maior microfranquia do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), está atenta a essa mudança. Em vez de simplesmente criar produtos com base no que acham que o mercado precisa, o market4u aposta na colaboração ativa (inovação colaborativa) com seus clientes para construir soluções personalizadas e ágeis.
“Anteriormente, as empresas determinavam o que os consumidores precisavam com base em suposições e pouca concorrência. Hoje, o cliente não é apenas o foco, ele participa diretamente da criação. Ao entender a jornada do cliente, de fora para dentro, conseguimos desenvolver soluções adaptáveis e que mudam de acordo com a demanda”, explica o CEO do market4u, Eduardo Córdova.
Essa abordagem vai além dos consumidores finais. O market4u ouve ativamente franqueados, síndicos e seus mais de 1 milhão de clientes. “Os franqueados estão na linha de frente e sugerem melhorias práticas, enquanto os síndicos, que contratam a solução, ajudam a criar diferenciais competitivos”, diz Córdova. Os consumidores, por sua vez, influenciam na escolha dos melhores produtos e no aperfeiçoamento da estrutura de operação.
A estratégia de omnichannel também é fundamental nesse processo. “Independente do canal, o cliente precisa se sentir conectado com a empresa. A mensagem tem que ser clara e consistente em qualquer plataforma”, acrescenta o CEO.
Confira algumas dicas para praticar a inovação colaborativa dentro da sua empresa:
1- Ouvir ativamente todas as partes envolvidas
Encoraje feedback regular de clientes, colaboradores e parceiros. Todos têm insights valiosos e ouvir diferentes perspectivas pode revelar oportunidades de inovação.
2- Criar um ambiente de cocriação
Estabeleça espaços (físicos ou virtuais) em que as equipes e os clientes possam interagir e trabalhar juntos no desenvolvimento de soluções. Ferramentas de colaboração digital, como plataformas de ideias e espaços para sugestões, podem facilitar esse processo.
3- Incentivar a cultura de experimentação
Fomente a mentalidade de prototipagem e iteração. Permitir que as equipes experimentem, sem o medo de falhar, é essencial para gerar inovação contínua.
4- Foco na jornada do cliente
Mapear a jornada do cliente ajuda a identificar pontos de dor e oportunidades de melhoria. Use esses insights para criar soluções que realmente atendam às necessidades reais dos usuários.
5- Promover a diversidade nas equipes
Equipes diversas geram mais inovação. As diferenças de experiência, formação e pensamento podem levar a soluções mais criativas e eficazes.
6- Medir e ajustar continuamente
A inovação colaborativa é um processo contínuo. Utilize métricas de sucesso para avaliar os resultados e esteja sempre pronto para ajustar a estratégia conforme os feedbacks e resultados forem surgindo.
Mais no Tempo de Inovação
Sem comentários! Seja o primeiro.