Em linha com as macrotendências apresentadas pela CASACOR Minas Gerais, que evidenciam a nova relação do ser humano com seu corpo e sua morada, o Estúdio MOOS e o designer Thiago Ennes (@thiago_ennes) levam para o ambiente dos arquitetos José Lourenço (@lourenco_arquitetos) e Marina Figueiredo (@marinafigueiredo_arquiteta), luminárias impressas em 3D. A tecnologia tridimensional em projetos de iluminação é uma inovação ainda pouco explorada, colocando o MOOS e o designer entre os pioneiros no país a associarem o recurso ao universo décor.
A coleção “ILOO” traz peças, como o pendente de 50 cm de diâmetro no espaço dos arquitetos, cuja base é feita de concreto fino – uma das assinaturas do Thiago Ennes – e aço inox e cúpula impressa em filamento PETG, sendo um exercício de uso de materiais e métodos modernos para a criação de luz e formas elegantes. “São produtos atemporais, resistentes, que não vão parar em aterros. O material usado na impressão 3D pode ser reciclado e impresso novamente para ter uma segunda vida”, comenta o designer.
Segundo Ennes, a impressão 3D possibilita a criação de uma geometria complexa, que seria impossível de alcançar com outros processos, que distribui a luz por toda a cúpula de maneira homogênea. “Isso garante liberdade criativa e diversas possibilidades técnicas. Sua estrutura interna reflete a luz a partir de uma lâmpada focal que pode ser de apenas 4W. Outro destaque é que o produto não tem nenhum parafuso, as peças se encaixam”, explica.
A 28ª edição da CASACOR Minas Gerais será realizada até o dia 03 de setembro, na Casa Ferolla (rua São Domingos do Prata, 631, Santo Antônio).
Estúdio MOOS lança “Água Doce” em 3D
Paralelamente à CASACOR, o Estúdio MOOS acaba de lançar uma coleção autoral de luminárias impressas em 3D. “Água Doce” é inspirada na fluidez desse elemento, com curvas orgânicas, e uso de técnica de modelagem. Para a impressão das cúpulas, a equipe do estúdio utilizou o filamento PLA cuja matéria-prima é biodegradável. “O PLA tem a capacidade de se decompor rapidamente sem gerar resíduos químicos ou tóxicos. A combinação do PLA com o design foi pensada para garantir uma distribuição uniforme da luz”, informa Rayane Rose, designer de produto do Estúdio MOOS.
Sem comentários! Seja o primeiro.