Roberta Vasconcellos entrou no palco do Google Campus, segundo ela, com a mesma emoção que sentiu no dia do seu casamento. A CEO e cofundadora do BeerOrCoffee estava ali para anunciar, a partir deste mês, a nova fase da startup, que agora é um ecossistema de soluções de trabalho de nome Woba, e apresentar sua plataforma, disponível na App Store e no Google Play. O conceito deriva do termo “Work-Life Balance”, que significa “equilíbrio entre trabalho e vida pessoal”, em tradução livre. A nova marca foi desenvolvida após a startup receber um investimento de US$ 10 milhões dos fundos Kaszek e Valor e busca não só se alinhar, mas explorar o potencial dos novos modelos de trabalho acelerados a partir da pandemia de Covid-19. Assista ao vídeo manifesto Woba.
Roberta abriu o evento se apresentando como irmã mais velha de Pedro Vasconcellos (cofundador da Woba), dançarina, esposa do Manu e apaixonada por conexões interpessoais, mostrando a principal mensagem que a Woba comunica: “as pessoas não são só aquilo que fazem, são muito mais”. Em seguida, perguntou à plateia quem já escolheu onde morar com base no local do escritório e a maioria do público levantou a mão. Na sociedade moderna, estamos acostumados a adequar nossa rotina ao trabalho, até mesmo quando aderimos aos modelos remoto e híbrido. A Woba nasceu para inverter essa lógica, ressignificando os escritórios de forma que as pessoas possam encaixar a profissão na vida pessoal, e não o oposto.
“O modelo híbrido já é uma realidade. Na Woba, entendemos por ‘híbrido’ um trabalho que pode ser feito em casa, em uma mesa de coworking e também em um escritório privativo, dependendo da necessidade da pessoa. O que é importante para ela naquele dia? É estar perto da escola do filho, da academia, da pós? É encontrar um espaço para reunião de trabalho porque acredita que funcionará melhor do que uma videochamada? Ou seja, ‘híbrido’ é poder de escolha, e nosso ecossistema atende às infinitas possibilidades do dia a dia, dando espaço para a qualidade de vida. Foi assim que deixamos de ser o maior marketplace de coworkings da América Latina, o BeerOrCoffee, para nos tornar muito mais”, explica Roberta.
Com a Woba é possível encaixar uma consulta médica, uma aula de pintura ou um cinema no meio da semana porque ela oferece uma solução personalizada. São 1,5 mil espaços de trabalho disponíveis em 200 cidades do Brasil, como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, além de 87 novos espaços na Cidade do México, por onde a Woba inicia sua expansão global. Os ambientes vão dos mais corporativos aos mais descolados, escritórios com estacionamento e outros com bicicletário, atendendo à individualidade de cada pessoa. Entre as médias e grandes corporações que já aderiram ao ecossistema estão a XP Investimentos, com 6,5 mil colaboradores, o iFood, com 5,5 mil e a Libbs, com 1,7 mil.
Roberta ressalta que para uma empresa abraçar o conceito WOBA é preciso deixar a ideia de escritório do passado, que é ter uma sede e de que as pessoas devem gastar quanto tempo for necessário para chegar lá. Adotar esse pensamento significa poder dar um passo adiante e contratar talentos de qualquer lugar, tendo também a certeza de que está oferecendo a infraestrutura necessária para os colaboradores e reduzindo os custos com escritório em até 45%*. “Na Woba, temos colaboradores de norte a sul do Brasil. Muitos já nos disseram que nunca conseguiriam trabalhar em uma empresa de tecnologia se não usássemos o modelo remoto porque não há oportunidades onde eles moram”, conta. “Ao mesmo tempo, somos a tecnologia que conecta tudo isso!”, conclui animada.
*Dado da Woba, realizado a partir de levantamentos e análises próprias, de novembro de 2022.
Sobre a Woba – A Woba é um ecossistema de soluções de trabalho. Fundada em 2017, dentro da comunidade San Pedro Valley, em Belo Horizonte (MG), com o nome BeerOrCoffee, torna-se o maior marketplace de coworkings da América Latina. Em 2022, passa a aderir ao conceito “Work-Life Balance” e se transforma em Woba. Sem sede e 100% remota, conta com mais de 150 colaboradores, que trabalham de norte a sul do Brasil e do exterior. Entre seus clientes estão Xp, Ifood, Yalo, Albert Einstein, Gupy e Banco Inter. Os investimentos recebidos são R$ 8 milhões (2018) de Kees Koolen, fundador do Booking.com, e de R$ 50 milhões milhões (2021) dos fundos Kaszek e Valor. Atualmente, participa do programa de aceleração Scale-Up Endeavor, que seleciona empresas com alto potencial de crescimento no país. Saiba mais em www.woba.com.br.
Sem comentários! Seja o primeiro.