Pesquisa conduzida em colaboração com a YouGov em 15 países revela que mais de dois terços (67%) dos 15.158 respondentes globais acreditam que devem ser donos do que produzem na internet.
27 de junho de 2023 — A Consensys, fornecedora líder de tecnologia web3 como MetaMask, revelou a primeira pesquisa de opinião global sobre web3 e criptomoedas conduzida pelo YouGov, grupo internacional de tecnologia para pesquisa online e análise de dados.
A pesquisa, com uma amostra de 15.158 indivíduos de 18 a 65 anos, foi realizada entre 26 de abril e 18 de maio de 2023, em 15 países: Brasil, Alemanha, Argentina, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, França, Índia, Indonésia, Japão , México, Nigéria, Reino Unido, África do Sul e Vietnã. Os resultados oferecem informações únicas sobre as opiniões do público em geral sobre o ecossistema web3 e as criptomoedas.
A pesquisa explora tópicos como privacidade de dados, pegada de carbono das criptomoedas, ciclos de notícias recentes e propriedade digital. Os resultados revelam que as pessoas em todo o mundo estão motivadas a fazer contribuições valiosas em sua experiência online. Essa evolução indica uma mudança no comportamento do usuário em direção à participação ativa, empoderamento e maior propriedade da comunidade, facilitada pelo Web3.
De acordo com o estudo, mais de dois terços (67%) dos 15.158 respondentes globais acreditam que devem ser donos do que produzem na internet. Metade deles (50%) está convencida de que adicionam valor à internet. No entanto, apenas 38% sentem que são compensados de forma justa por suas contribuições.
No Brasil, 1.005 pessoas responderam à pesquisa, e os resultados seguiram a tendência internacional. Apenas 35% sentem que são recompensados adequadamente por suas contribuições na internet, enquanto 69% acreditam que devem ser os proprietários do que produzem, e 56% acreditam que adicionam valor à internet.
Os resultados no Brasil e em todo o mundo revelam que as pessoas estão motivadas a fazer contribuições valiosas em sua experiência online. O relatório global completo da YouGov, assim como os resumos executivos por país, estão disponíveis aqui.
De “Usuários” a “Builders”: Uma Mudança de Paradigma
Em essência, qualquer pessoa envolvida em criptomoedas e Web3, seja desenvolvendo software, investindo em ativos criptográficos ou criando ou adquirindo um Token Não-Fungível (NFT), não é apenas um “usuário”, mas um “Builder”. O termo foi adotado pela Consensys como uma forma de expressar globalmente essa mudança de paradigma.
Os resultados da pesquisa no Brasil e em outros países demonstram uma ampla conscientização sobre criptomoedas globalmente e um forte desejo por propriedade digital. Eles também refletem confiança em um futuro liderado por criptomoedas.
Conscientização extraordinária sobre criptomoedas: 98% dos brasileiros pesquisados indicam que já ouviram falar sobre o assunto, superando a média global (92%). Mais da metade (59%) afirmam também entender o que são criptomoedas. 1 em cada 5 pessoas no Brasil possui criptomoedas atualmente. A curiosidade continua sendo o principal motivador de investimento (25%). Bitcoin (72%) e Ethereum (42%) são as moedas mais populares.
Potencial para mudar o sistema financeiro: 47% dos entrevistados brasileiros acreditam que as criptomoedas estão principalmente associadas a conceitos positivos, como futuro do dinheiro (47%), propriedade digital (38%) e alternativa ao ecossistema financeiro tradicional (28%), superando as associações com especulação (25%) ou fraudes (26%). Ainda, 69% dos entrevistados acreditam que a tecnologia para reconstruir o sistema financeiro já está disponível. Ao mesmo tempo, 72% expressaram a independência financeira como uma declaração muito importante.
Preocupações com a privacidade de dados: Aproximadamente 8 em cada 10 brasileiros expressam preocupações com a privacidade de seus dados e 68% desejam ter mais controle sobre suas identidades na internet. Ao mesmo tempo, há uma falta de confiança nos serviços da internet: apenas 24% expressaram confiança em como suas informações pessoais são usadas por essas empresas.
Oportunidades de melhoria: Mais educação pode ser benéfica para ajudar a abraçar esse novo ecossistema. Isso porque, mesmo que os entrevistados brasileiros estejam dispostos a participar do ecossistema, metade deles não sabe necessariamente por onde começar.
Tecnologia ecologicamente correta: Além de uma imagem positiva para as criptomoedas, mais da metade dos brasileiros entrevistados (57%) acreditam que as criptomoedas são uma tecnologia ecologicamente correta. Outros 15% discordam dessa afirmação, mas acreditam que está melhorando, e apenas 8% não confiam de forma alguma nas criptomoedas como uma tecnologia ecologicamente correta.
Regulação das criptomoedas: Quase metade dos brasileiros acredita que as criptomoedas devem ser fortemente regulamentadas. Uma legislação dedicada para regular as criptomoedas entrou em vigor no Brasil em 20 de junho, um movimento desejado pela indústria cripto brasileira.
Além disso, os resultados da pesquisa demonstram uma atitude cada vez mais dominante em relação a uma Internet que oferece mais controle sobre os dados que compartilhamos online e uma distribuição mais equitativa dos benefícios com os criadores. Nesse novo mundo, a Web 3.0 e as criptomoedas permitem uma cooperação verdadeiramente escalável entre pares.
A Consensys vê essa mudança de “usuário” para “builder” como fundamental para o seu propósito e está focada em apoiar um senso revitalizado de comunidade e colaboração entre os construtores. Em consonância com essa mudança de perspectiva, a Consensys revelou a evolução de sua identidade de marca, que encoraja as pessoas a se verem e ao mundo de forma diferente. A Consensys reinterpretou o termo “builder” para incluir artistas, criadores de comunidades, assim como colecionadores, e tem como objetivo celebrar todos que participam da Web 3.0 como construtores. Mais detalhes sobre a evolução da marca da Consensys podem ser encontrados aqui.
“A pesquisa confirma o surgimento de um paradigma de confiança descentralizada que capacita usuários e comunidades. A era do builder está alinhada com o ethos da Web3, onde todos podem contribuir. A Consensys tem como objetivo ser um guardião confiável para builders e desenvolvedores, apoiando o empoderamento da comunidade e o impacto global positivo”, destaca Joe Lubin, fundador e CEO da Consensys.
Inspirando o Construtor Interior com um Hackathon Virtual Global
Todos os dias, em todos os lugares, as pessoas estão adotando cada vez mais o poder da Web 3.0 e das criptomoedas para se tornarem construtores da nova Internet. Diante disso, a Consensys anuncia o lançamento de um hackathon virtual global para reunir construtores do Brasil e do mundo, capacitando-os a construir soluções para o futuro. Para mais informações sobre o hackathon, visite o nosso site.
Contatos de mídia:
Consensys: pr@consensys.net
Sherlock Communications: consensys@sherlockcomms.com
Sobre a Consensys
A Consensys é uma empresa líder em software de blockchain e web3. Desde 2014, a Consensys tem estado na vanguarda da inovação, impulsionando o desenvolvimento tecnológico dentro do ecossistema web3. Através dos nossos produtos, que incluem a plataforma MetaMask, Infura, Linea, Truffle, Diligence e nossa plataforma NFT, nos tornamos o parceiro confiável para usuários, criadores e desenvolvedores em sua jornada para construir e pertencer ao mundo que desejam ver. Seja construindo um dapp, uma coleção de NFT, um portfólio ou um futuro melhor, o instinto de construir é universal. A Consensys inspira e apoia o instinto de construir em todos, facilitando o uso e desenvolvimento universal da web3. Para explorar nossos produtos e soluções, visite https://consensys.io/
Sem comentários! Seja o primeiro.