Aportada pelo BMG UP Tech, Startup Milênio Bus desenvolve projeto para a Malásia

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Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

A Milênio Bus, startup aportada pelo BMG UpTech, acaba de ingressar em um grande desafio. Desenvolvedora de uma ferramenta de gestão de passageiros em tempo real e otimização da frota de ônibus, a empresa é a única brasileira selecionada pela Toyota Mobile Foundation para criar uma solução inovadora, que seja capaz de melhorar o transporte coletivo da capital da Malásia, Kuala Lampur. Por meio da base já existente, que utiliza hardware, aplicativo e software integrados, aliada a outros dados do sistema público fornecidos pelo país, o objetivo é apresentar insights e inteligência para operacionalizar o negócio de forma mais eficiente e confortável na cidade, além de adequar o itinerário dos veículos.

No mundo, 16 startups seguem na etapa semifinal do programa e irão participar dessa Prova Conceito (POC), que envolve vários tipos de projetos – além do transporte coletivo, também há foco no individual e em caronas. Já para a fase final, serão aprovadas apenas cinco soluções, consideradas as mais inovadoras, disruptivas e, principalmente, com alto potencial para serem implantadas em larga escala. A divulgação dos campeões está prevista para dezembro. A competição tem verba total de até US$ 1,5 milhão.

De acordo com o cofundador da Milênio Bus, Marcel Ogando, para atingir o resultado esperado, será feito um mapeamento das principais “dores” do transporte coletivo local. Em especial, a velocidade média de ônibus muito baixa; a pessoa precisar pegar mais de um veículo para chegar ao destino; e as questões climáticas (períodos de muito frio ou muita chuva). “A partir daí, nossa missão é fornecer a inteligência para garantir o melhor fluxo da frota, sem lotação e com mais conforto para os passageiros, e ainda estimular a utilização do transporte público, que tem baixo índice no país. Serão diversas inferências com Inteligência Artificial”, detalha. Atualmente, mais de 60% da população da Malásia se locomovem de outras maneiras que não são os coletivos.

Combate à Covid-19
No Brasil, a Milênio Bus tem realizado testes com o sistema de contagem de pessoas, em tempo real, em diversos ônibus de vários municípios. A intenção é informar ao usuário do transporte público quanto tempo falta para o ônibus chegar ao ponto e se ele está vazio, além de orientar as empresas sobre quais linhas estão mais lotadas e precisam ser niveladas.

Neste ano, em função da pandemia, a startup também realizou adequações no sistema de inteligência em mobilidade para utilização no comércio. Assim, passou a oferecer uma ferramenta para monitorar possíveis aglomerações nos estabelecimentos, como farmácias, casas lotéricas, supermercados etc. Chamada de Índice Nacional de Aglomeração Geográfica (Inag), a plataforma surgiu após pesquisa com cerca de 100 pessoas, sendo que 60% dos entrevistados disseram que tinham a preocupação de chegar a um lugar que estivesse muito cheio.


Sobre o BMG UpTech

Corporate venture do Grupo BMG – um dos maiores e mais importantes grupos empresariais do país – com foco na inovação. Basicamente, o BMG UpTech identifica as startups cujos negócios sejam viáveis, investe no seu desenvolvimento e as coloca em contato com o mercado, ou seja, com possíveis compradores das soluções. A empresa já realizou mais de 600 investimentos em startups no Brasil e Estados Unidos, juntamente à Bossa Nova Investimentos, companhia de microventure capital da qual é sócio.