A American Tower, líder global em infraestrutura para telecomunicações, anuncia o marco de cinco milhões de conexões em acordos firmados para os próximos cinco anos em sua rede neutra IoT, que tem a Everynet como parceira tecnológica. “Em pouco mais de dois anos de operação comercial da rede, tivemos a oportunidade de trabalhar próximos aos nossos clientes e ecossistemas para entender as especificidades e necessidades de cada vertical e caso de uso. Nesse sentido, buscamos simplificar nossa oferta, permitindo que o mercado tenha as condições e flexibilidade que precisa para se desenvolver”, conta Daniel Laper, diretor de Novos Negócios e IoT da American Tower no Brasil.
Os volumes dos acordos firmados mostram tanto como algumas verticais têm progredido mais rapidamente, a exemplo de rastreamento de ativos e logística, medição inteligente (água, gás e eletricidade) e cidades inteligentes, quanto como a expectativa de escala em verticais como lugares inteligentes e agronegócio também é grande.
É possível exemplificar usando como referência a vertical de rastreamento de ativos e logística. Laper ressalta que esse é um setor bem desenvolvido no Brasil, com maturidade tecnológica, e que já usa há algum tempo soluções de rastreamento e analytics para monitoramento, detecção de eventos de furto e recuperação de ativos. Nesse caso, a complementaridade com a tecnologia LoRaWAN, com suas características de baixo custo e consumo de bateria, com dispositivos que podem durar até dez anos no campo sem recarga de bateria, permitiu uma ampliação do mercado que pode ser rastreado.
Nesse contexto, a Maxtrack, um dos primeiros parceiros da rede neutra IoT LoRaWAN da American Tower e líder e especialista em digitalização de mobilidade no Brasil, tendo como clientes as maiores seguradoras do país, reafirma essa visão: “Por meio da tecnologia ampliamos a capacidade das nossas soluções de coletar dados dos veículos e ativos rastreados e, ao submeter esses dados a análises de big data e inteligência artificial, é possível detectar automaticamente furtos, roubos, colisões e falhas mecânicas, assim como comparar em tempo real determinado evento com o histórico de comportamento de um carro ou usuário. Já contamos com aproximadamente 600 mil dispositivos LoRa no campo e vislumbramos ultrapassar a marca de 1 milhão nos próximos dois anos”, afirma Gustavo Travassos, CEO da Maxtrack.
Outra vertical que vem evoluindo rapidamente é a de medição inteligente, com crescimento de mais de nove vezes no último ano. Assim como cidades inteligentes e seus múltiplos casos de uso, como por exemplo telegestão em iluminação pública, é outra vertical com grande potencial.
“Entendemos que essa marca de cinco milhões é uma boa medida de evolução da maturidade do mercado e vemos a possibilidade de superar esse volume, em função do grande potencial de crescimento para o mercado local de IoT e do amadurecimento acelerado que estamos acompanhando, além do ecossistema forte de parceiros desenvolvido desde que iniciamos o trabalho com foco em IoT”, reforça Laper.
O modelo de negócio é de infraestrutura neutra, mesmo conceito da rede neutra FTTh (Fiber To The home), comercializada no atacado e disponível para qualquer operadora explorar aplicações para seus clientes finais. Todo o ecossistema, de clientes a provedores de soluções, empresas, sociedade e governo é beneficiado nesse contexto, uma vez que o objetivo é atuar como uma plataforma viabilizadora baseada no modelo de infraestrutura neutra. Esse modelo é interessante no sentido de otimização de investimento, uma vez que é construída uma rede única, e o compartilhamento viabiliza custos mais baixos para todos. “Dessa forma, nossos clientes podem focar esforços na compreensão e atendimento das necessidades dos seus clientes finais, atuando como catalisadores de geração de valor para toda a cadeia”, conclui o executivo.
Os investimentos da rede IoT LoRaWAN estão dentro dos aportes para as iniciativas de inovação da American Tower e não são divulgados separadamente. Em operação no país desde 2001, a American Tower investiu mais de R$ 8 bilhões na construção e aquisição de infraestrutura para apoiar o setor de telecomunicações, dos quais quase 75% desse valor foi empregado nos últimos seis anos, com a expansão da companhia.
Sobre a American Tower do Brasil
A American Tower do Brasil, subsidiária da American Tower Corporation, um dos maiores fundos de investimentos imobiliários globais, é proprietária independente, operadora e desenvolvedora de infraestrutura multicliente para comunicações e transmissão sem fio. Nosso portfólio conta com mais de 19 mil pontos de comunicações no Brasil, uma operação de fibra ótica em Minas Gerais e uma rede nacional para internet das coisas (IoT) que usa a tecnologia LoRaWAN™. E, em todo o mundo, opera cerca de 180 mil estações de comunicação sem fio. A sede da American Tower do Brasil está localizada em São Paulo, e sua matriz está localizada em Boston, Massachusetts, EUA. A American Tower Corporation possui operações em todo o território americano, e também na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Peru, México, Alemanha, França, Gana, Índia, Nigéria, Quênia, África do Sul, Uganda, Burkina Faso e República do Níger.
Sem comentários! Seja o primeiro.