Mas será que existem diferenças no processo seletivo de uma startup? A fim de ajudar os interessados em ingressar nesse ecossistema, a líder de pessoas no unicórnio Loft, Renata Feijó, dá cinco dicas para se sair bem um processo seletivo de uma startup.
Reflita sobre seus objetivos
Ainda que sejam empresas pequenas hoje, as startups têm alto potencial de crescimento. Por isso, é comum que essas empresas valorizem duas habilidades: capacidade de aprendizagem rápida e facilidade para se adaptar às mudanças. “O ambiente de trabalho costuma ser muito dinâmico e quem prefere uma rotina estável, previsível, com modelos e processos já estabelecidos pode ter dificuldade em se adaptar. É preciso refletir se essa dinâmica se encaixa no seu perfil profissional“, explica Renata.
Prepare-se para as entrevistas
Embora se assemelhem ao de empresas tradicionais, os processos seletivos em startups frequentemente são conduzidos pelos próprios CEOs. Por isso, é fundamental estudar o modelo de negócio da empresa e seu mercado antes da primeira entrevista. “Aproveite esse momento para aprender mais sobre a companhia e fazer perguntas. O contato direto com o CEO irá te ajudar a entender melhor o propósito da startup e os desafios que te esperam caso você seja escolhido para a vaga. Não economize nas dúvidas“, aconselha a executiva.
Estude a cultura da empresa
Em startups em que já existe um departamento de Pessoas estruturado, é comum que haja também uma etapa de entrevista com recrutadores. Nessa fase, muitas empresas fazem uma avaliação de cultura, para checar se o seu perfil e o da empresa combinam. Por isso, antes mesmo de se candidatar para uma vaga em uma startup, busque informações sobre a cultura da empresa e avalie se os valores da organização estão alinhados com os seus. Esse ponto é fundamental para a sua parceria com a empresa funcionar
Faça os testes com calma
Especialmente se você está concorrendo a uma vaga na área de tecnologia, prepare-se para fazer um teste técnico. Para se sair bem nessa etapa, o mais importante é entender bem o que está sendo solicitado. “Faça o teste com calma. Releias as questões mais de uma vez, organize suas ideias de forma clara e explique como chegou na solução proposta“, recomenda Renata.
Fale sobre você e seja você mesmo
Antes das entrevistas, prepare-se não só para perguntar, mas também para conversar sobre sua trajetória e seu currículo. “Ainda que você não tenha experiência profissional, fale sobre seus hobbies, interesses, enfim, atividades que podem ser entendidas como habilidades que irão contribuir para o seu dia a dia na empresa contratante“, orienta a executiva. “E lembre-se: seja você mesmo. A transparência sobre suas prioridades e a combinação delas com as prioridades e os valores da empresa é o que maximizará a chance de sucesso para ambos”.
Sem comentários! Seja o primeiro.