Em breve, será possível enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp — e a expectativa é que seja tão fácil como enviar fotos e vídeos. O anúncio foi feito por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, nesta segunda-feira (15). O Brasil foi o primeiro país escolhido para receber a novidade em larga escala.
O WhatsApp poderá ser utilizado para enviar dinheiro entre usuários e realizar pagamentos no comércio local sem sair do chat. Para isso, será necessário cadastrar um cartão de débito e/ou crédito no Facebook Pay, sistema de pagamentos do Facebook. A expectativa é que os outros aplicativos da companhia (a exemplo do Instagram e o próprio Facebook) também recebam a novidade no futuro.
Como irá funcionar?
Para garantir a segurança dos usuários, será necessário informar um PIN de seis dígitos ou utilizar a biometria do celular para validar cada transação. A princípio, poderão ser cadastrados cartões do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Todos os pagamentos serão processados pela Cielo.
As informações dos cartões serão protegidas por criptografia — assim como as conversas do WhatsApp são atualmente. No cadastro, os usuários terão que verificar o cartão junto ao banco, que enviará um código por SMS e aplicativo como forma de garantir a autenticidade e evitar fraudes.
“A Cielo está orgulhosa de participar desse projeto histórico, que vai simplificar a vida das pessoas e impulsionar negócios pelo WhatsApp, aplicativo presente em milhões de smartphones no país. A tecnologia vai ajudar a tirar empresas da informalidade e na inclusão financeira. O lançamento do serviço torna-se ainda mais importante para superarmos o momento delicado provocado pela pandemia”, afirma Paulo Caffarelli, presidente da Cielo, em um comunicado.
Nos pagamentos entre pessoas físicas, haverá o limite de envio de R$ 1 mil por transação e recebimento de até 20 transferências por dia, com o valor máximo de R$ 5 mil por mês. Já as empresas, que irão operar através do WhatsApp Business, não terão limite de valores recebidos. Transações realizadas no débito serão recebidas em um dia, enquanto no crédito serão em dois dias. O comerciante terá uma taxa de 3,99% por transação; o usuário é isento. A expectativa é que a iniciativa seja adotada principalmente pelas pequenas empresas.
“Pequenas empresas são fundamentais para o país. A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptarem à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira”, disse Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp. Com a novidade, o WhatsApp se tornará um canal ainda mais importante de vendas pela internet — aprenda a vender onlinee a se destacar dos concorrentes em um curso da StartSe.
Aos poucos, os usuários e empresas receberão a solução através da opção “Pagamentos”, que estará disponível no menu do app. As transações poderão ser realizadas 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.
O exemplo do WeChat
Em fevereiro deste ano, o WhatsApp anunciou que chegou ao marco de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo. O aplicativo se tornou a opção mais popular no envio de mensagens. No entanto, ele possui grandes concorrentes — a exemplo do WeChat.
Como o WhatsApp, o aplicativo chinês WeChat nasceu como um aplicativo de mensagens. No entanto, há algum tempo ele possui um papel fundamental na economia da China. Ao permitir o pagamento entre pessoas e empresas através do WeChat Pay, as transações digitais e físicas através de QR Codese popularizaram.
Hoje, o WeChat — que concorre com o AliPay em seu país natal —, se tornou um super aplicativo que permite não apenas enviar mensagens e realizar pagamentos, mas pedir delivery, corridas, comprar passagens aéreas, reservar hotéis, e muito mais (até mesmo se casar e divorciar!). Ainda não está claro se, além de enviar mensagens e pagamentos, o WhatsApp pretende seguir um caminho semelhante ao do aplicativo chinês.
Fonte: Startase
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