Startups se unem para transformar guarda-chuvas em máscaras e doá-las a ONGs

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Quicko, startup de Mobilidade Urbana, em parceria com a Rentbrella, startup de compartilhamento de guarda-chuvas, e a ONG Estamparia Social, projeto de inclusão social de profissionais do sistema prisional que ressignificam produtos para a confecção de acessórios, criaram ação para ajudar no combate à disseminação do Covid-19. A campanha, intitulada “Guarda + que Chuva” doará mais de mais de cinco mil máscaras reutilizáveis para duas instituições de São Paulo: a Coletivo Arouchianos, que atende a comunidade LGBTQI+, e o Movimento Religioso Missão Belém, com pessoas em situação de rua. O item de segurança se tornou obrigatório desde o dia 7 deste mês em todos os lugares públicos do estado de São Paulo

As máscaras foram feitas com os tecidos dos guarda-chuvas da Quicko, que eram disponibilizados pela Rentbrella, e que seriam descartados. A confecção foi feita Estamparia Social. “Parte dos guarda-chuvas que a Quicko oferecia para as pessoas se protegerem nos deslocamentos pela cidade em dias chuvosos agora viraram máscaras para dar mais segurança para aqueles que precisam sair de casa mesmo diante do risco da Covid-19. Com a ação, queremos estimular a prevenção ao novo coronavírus, dar oportunidade de renda para profissionais que precisam e reaproveitar um material que não tinha mais uso.”, explica Pedro Somma, CEO da Quicko.

“A Rentbrella, assim como a Quicko, está transformando a mobilidade urbana da nossa cidade. Incentivamos a cultura do compartilhamento e consumo consciente, e o descarte sustentável dos tecidos dos guarda-chuvas sempre foi uma preocupação para nós. Quando nos deparamos com o projeto da Estamparia Social e a possibilidade de ressignificar os tecidos em máscaras, quisermos ajudar. Poder levar cuidado e proteção àqueles que precisam durante esse momento tão difícil, e simultaneamente apoiar uma cadeia sustentável de produção, é muito gratificante, além de ser nossa responsabilidade como empresa.” relata Nathan Janovich, CEO da Rentbrella.

“A Estamparia Social é uma empresa de impacto social que gera valores e princípios por intermédio da indústria têxtil. Participar de uma campanha como essa é um prazer, pois envolve o socioambiental, o pilar do nosso projeto. Ressignificar um produto que provavelmente seria descartado em outro que possa ser distribuído é uma honra”, diz Robson Sanchez, gestor e fundador da Estamparia Social.

Uma das ONGs que receberão as máscaras doadas pela Quicko e a Rentbrella é a Coletivo Arouchianos, que existe desde 2016 e surgiu para promover ações socioculturais, artísticas e esportivas para a comunidade LGBT+ localizada na Praça Largo do Arouche, no Centro de São Paulo. “Neste período de pandemia, recebemos muitas solicitações de pessoas da nossa comunidade para ajudá-las com cestas básicas e kits para higiene pessoal e doméstica. Além de doarmos máscaras e álcool em gel, realizamos testes de HIV e AIDS. Recebemos mais de 460 pedidos de ajuda, agora estamos com quase 430 pessoas na lista de espera. A parceria com a Quicko representa proporcionar segurança as pessoas que atendemos e fico muito impressionado pela atitude de reaproveitar os guarda-chuvas em prol da sustentabilidade e da solidariedade”, explica Helcio Beuclair, um dos fundadores da Arouchianos.

O Movimento Religioso Missão Belém irá disponibilizar as máscaras doadas aos mais de 2,3 mil moradores em situação de rua que foram acolhidos pelo projeto e aos voluntários, entre eles profissionais da saúde, que vão ao encontro dos doentes e os convidam para morar nas residências do movimento. “Vejo esta parceria como de grande importância, já que poderemos investir em medicamentos e alimentos, tendo a segurança de receber as máscaras doadas pelas startups”, explica Caio Ferreira, responsável pela organização.   

Mantenha sua máscara sempre higienizada

A sua máscara precisar estar sempre higienizada. Confira, abaixo, dicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para mantê-la sempre limpa.

1 – A máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas;

2 – Lavar previamente com água corrente e sabão neutro;

3 – Deixar de molho em uma solução de água com água sanitária* ou outro desinfetante equivalente de 20 a 30 minutos;

4- Enxaguar bem em água corrente, para remover qualquer resíduo de desinfetante;

5 – Evite torcer a máscara com força e deixe-a secar;

6- Garantir que a máscara não apresenta danos (problemas de ajuste, deformação, desgaste, etc.), ou você precisará substitui-la;

7 – Guardar em um recipiente fechado.

* Para preparar a solução, é só diluir duas colheres de sopa de água sanitária em um litro de água.

Totens para higienização das mãos

Na semana passada, a Quicko instalou 40 totens com álcool em gel, para higienização das mãos, em diversos estabelecimentos comerciais da cidade de São Paulo, em locais com grande circulação de pessoas, como o Largo da Batata e a Avenida Paulista. 
Os usuários podem encontrar os pontos de higienização no Quicko APP. Eles estão destacados por pins que, quando clicados, mostram o nome, endereço e horário de funcionamento do estabelecimento.

COVID-19

A recomendação de autoridades mundiais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), e de governos, é para que as pessoas evitem sair de casa a fim de conter a propagação do vírus. Mas para que grande parte da população possa ficar em isolamento, os trabalhadores em serviços essenciais, como hospitais, clínicas médicas e odontológicas, farmácias, pet shops, agências bancárias e supermercados, entre outros, continuam a atuar presencialmente. Essas pessoas merecem o nosso reconhecimento e nossa ajuda.

Quicko App está disponível para facilitar a vida dessas pessoas que estão na rua para manter os serviços funcionando. Com as mudanças nas operações do sistema de transporte público devido à queda de demanda, fica mais difícil saber qual o melhor caminho e que horas o ônibus vai chegar. O Quicko App mantém as informações sobre ônibus, metrô, trens, táxis e outros modos de transporte diariamente atualizadas. No app você confere desde as linhas de ônibus alteradas até as estações do Metrô e da CPTM que tem entradas e saídas secundárias fechadas.