Líder em soluções inteligentes de comunicação entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais – como o WhatsApp e o Instagram – Take Blip, empresa mineira, acaba de anunciar o início da sua operação no México. A expansão internacional é reflexo da bem sucedida estratégia de disrupção no mercado de chatbots no Brasil e pelo fato de que o mercado mexicano possui grandes oportunidades de crescimento em canais de mensageria.
“Estudamos o comércio e comportamento do México e entendemos que esse mercado consegue superar até mesmo o Brasil quando falamos em penetração do Mobile Commerce no comércio online. A semelhança entre o Brasil e o México no ramo de telecomunicações nos oferece uma excelente oportunidade para crescer com o nosso produto e soluções de Contatos Inteligentes”, afirma Roberto Oliveira, CEO e co-fundador de Take Blip.
De acordo com a análise da Americas Market Intelligence, o mercado de comércio eletrônico no México deve atingir US$114,1 bilhões até 2025 e os dados mostram uma população digitalmente ativa no país, com 91,5% fazendo uso de smartphones.
Quando o assunto são os principais aplicativos de mensageria, o WhatsApp se destaca no México e possui grande representatividade, assim como no Brasil. De acordo com o estudo realizado por Take Blip, a expectativa é que até 2028 o WhatsApp seja utilizado por mais de 80% da população do México que possui smartphone. Um crescimento de 11% em relação ao ano de 2022. Para o Instagram é previsto um crescimento ainda mais acelerado. Entre os anos de 2022 e 2028, o aplicativo deve aumentar em 60% o número de usuários.
O executivo reforça também que o México possui características propícias para se fazer negócios, como a proximidade da fronteira com os Estados Unidos, acordos de livre comércio com mais de 40 países e uma força de trabalho ampla, jovem e qualificada. “Nosso objetivo para os próximos anos é que a operação mexicana seja um hub de desenvolvimento e atendimento para toda a América Latina. Estamos preparados para um rápido crescimento no México”, pontua o CEO de Take Blip.
Para cuidar da operação no México, a empresa acaba de contratar Diana González, executiva local com ampla experiência em desenvolvimento de negócios e com passagens anteriores por empresas como Meta, Google e IBM. Nascida no México, a profissional assume como Head de Desenvolvimento de Negócios em Take Blip e será responsável por liderar a contratação de funcionários locais, gerenciar as equipes comercial e técnica, fomentando relacionamentos fortes com parceiros estratégicos e identificando novas oportunidades de negócios para alimentar o crescimento e a expansão da Take Blip no país.
“Em um mundo cada vez mais globalizado, muitas empresas ao trilharem o caminho da internacionalização optam apenas por representações comerciais locais, mas essa não é a cultura Take Blip. Temos um modo de trabalho que prioriza estar próximo aos nossos clientes e construir em conjunto estratégias sólidas de comunicação conversacional. Por isso, decidimos nesta expansão contratar pessoas do México com vasta experiência e conexões locais para acelerar nossa escalabilidade e go to market. Nossos valores, modo de trabalho e melhores práticas são diferenciais a serem compartilhados e vividos também no México e a fácil aplicabilidade dos casos de uso de sucesso se mostraram aderentes à cultura e comportamentos locais e regionais”, diz Daniel Costa, co-fundador de Take Blip.
O plano de expansão internacional de Take Blip já vem sendo trabalhado desde o segundo semestre de 2022, quando a empresa recebeu o aporte série B de US$70 milhões do fundo norte americano Warburg Pincus. Com foco em atender principalmente grandes empresas no México, Take Blip aposta em segmentos em que já vem se destacando no Brasil, como Telecom, Finanças, Saúde, Varejo, Bens de Consumo e Serviços.
A empresa fechou 2022 com mais de R$ 650 milhões de receita recorrente anual (ARR) no Brasil, mais de 1.800 funcionários e mais de 24 bilhões de mensagens trafegadas em seus chatbots. A previsão é que a operação no México some no resultado este ano, com a expectativa de encerrar 2023 com mais de 80 clientes entre as maiores empresas locais.
Take Blip é pioneira no setor de business messaging e possui a plataforma multicanal mais robusta e sofisticada no mundo. Ao longo dos mais de 20 anos de atuação, a empresa sempre evoluiu para acompanhar as transformações de cada era no relacionamento entre marcas e consumidores. Hoje, passando da era “mobile first” para a era “A.I. first”, com a inteligência artificial sendo o grande destaque, Take Blip é protagonista no desenvolvimento de soluções com as principais tendências que movimentam o setor. A empresa já integra ferramentas com o uso do ChatGPT, aplicações exclusivas voltadas ao WhatsApp Pay, que vai abrir portas para uma forma mais simples e prática de realizar pagamentos e também tem no radar M&A’s para agregar mais e mais soluções em seu modelo de negócio. “Queremos ser referência global quando o assunto é comércio conversacional”, finaliza Roberto Oliveira.
SOBRE TAKE BLIP
Take Blip é a plataforma líder em interações inteligentes entre marcas e consumidores nos principais aplicativos de mensagem. Fundada em 1999, a companhia tem uma história de pioneirismo e protagonismo na internet móvel no Brasil. Em 2020, recebeu um aporte de US$100 milhões do Warburg Pincus, na época, foi o maior aporte Série A da história do mercado de investimentos do Brasil. Em 2022, recebeu um aporte Série B, também do Warburg Pincus, no valor de US$70 milhões. Atualmente, ajuda diversas empresas, como Dell, GM, Itaú Unibanco, Coca-Cola, Fiat, Claro e outras, a vender, engajar e se relacionar com os clientes de forma segura e completa em canais como WhatsApp Business API, SMS, Telegram, Instagram, Messenger, Google Business Messages, Google RCS, Apple Messages for Business e outros. A empresa foi eleita por 5 anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pelo Great Place to Work. Mais informações em https://take.net/.
Sem comentários! Seja o primeiro.