Abrir um e-commerce pode parecer fácil, porém, esse processo não é tão simples assim. Algumas questões precisam ser pensadas antes para evitar erros comuns neste setor que não para de crescer.
Segundo dados da Americas Market Intelligence (AMI), o volume total de transações por e-commerce no Brasil deve chegar a US$ 211 bilhões até o fim de 2022. O relatório também estima que a projeção de crescimento do setor é de 20% por ano até 2026, chegando a US$ 432 bilhões.
A seguir, trago cinco dicas que podem orientar empreendedores no planejamento prévio à abertura de um e-commerce.
Esteja atento ao público
O consumidor é o responsável pelo direcionamento do negócio e, por isso, é importante pensar nessa questão antes mesmo de abrir um marketplace. Claro que no decorrer do tempo, o público pode acabar mudando, mas é interessante pensar em qual público você quer abranger com o empreendimento.
Ao definir o público, fica mais fácil pensar no posicionamento da marca, por exemplo, além de facilitar o alinhamento sobre quais necessidades o seu produto pode atender, quanto será o custo, entre outras questões mais estratégicas. Além disso, a definição de um público inicial facilita a escolha sobre em quais canais valem a pena divulgar sua loja.
Encontre o diferencial
Quando definir os produtos da loja, é importante pensar também no diferencial daquilo que você oferece. Com tantos produtos e serviços similares no mercado pode ser fácil do público acabar vendo o que você oferece como apenas mais uma opção à venda.
O diferencial não precisa ser uma ideia completamente inovadora. Às vezes, o seu diferencial pode estar em como o atendimento é feito, o material utilizado no caso de produtos, a forma como está sendo vendido, entre outras maneiras. Além disso, pensar no diferencial pode ajudar na divulgação do negócio.
Não deixe a logística de lado
A logística de um negócio é fundamental, porque é isso que vai definir se e como o seu produto chegará ao consumidor.
Onde funcionará o seu negócio? Os produtos terão estoque ou sob demanda? Como será o processo de embalagem? Como o transporte dos produtos será feito? Estas são algumas perguntas que você precisa responder no processo de abertura de um marketplace.
Elabore um plano de negócios
É importante ter em mente que um marketplace é uma empresa como qualquer outra e, portanto, deve seguir alguns parâmetros. Um plano de negócios é essencial para qualquer empresa e empreendedores devem pensar nisso.
O plano de negócios ajuda a observar o desenvolvimento do negócio usando objetivos e metas com períodos definidos.
Escolha a melhor plataforma
Ao longo de todo o processo de abertura de um marketplace, é sempre importante analisar qual a melhor plataforma para o negócio. Existem diversas opções no mercado e é bom saber as diferenças entre elas e as funcionalidades que cada uma oferece.
Iniciar um negócio pode ser complicado e demanda tempo e dedicação, mas, com o devido conhecimento, tudo é possível. Além das dicas acima, é importante estar atento a todas as mudanças do mercado para o desenvolvimento do seu marketplace. A partir dessas dicas, torço para você conquistar bons resultados e evoluir cada vez mais na divulgação dos seus produtos e serviços.
Sobre o autor
Lucas Azevedo é bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, possui MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas e Digital Business Strategy pelo MIT Sloan School of Management. Com mais de uma década de experiência, já teve passagem pela Votorantim Cimentos. Atualmente é responsável pela operação da Loja Virtual na Juntos Somos Mais.
Saiba mais | Juntos Somos Mais
O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando varejistas e os profissionais de obra. Atualmente, há mais de 40 empresas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 95 mil lojas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra. Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais, e em 2021 investiu na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas. Recentemente adquiriu a operação do habitissimo, plataforma de serviços gerais, tornando-se a maior plataforma da área de construção, reformas e pequenas manutenções do país. Saiba mais por meio do site oficial.
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