Startup cria plataforma Vizinho do Lado para conectar quem possui o local e os interessados em alugar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Nestes tempos de inovação, economia compartilhada e consumo colaborativo, uma startup de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, criou a Vizinho do Lado. É uma plataforma de conexão direta entre quem tem um espaço ocioso e o interessado em alugar aquele local. Tudo surgiu quando o empresário Júlio Martins precisou guardar móveis para a reforma de seu apartamento e percebeu que na cidade não tinha um lugar específico para locação de depósito de curta temporada. O que fazer?

      “Um vizinho ofereceu a garagem para colocar a mudança durante a reforma. Resolveu meu problema”, conta Júlio Martins. Foram três meses em que ele pagou R$ 600, o vizinho teve uma renda extra e ficaram amigos. “Daí veio a ideia de montar a Vizinho do Lado, ajudar pessoas que passam pela mesma situação e gerar um ganho justo para o locador, e ainda colabora com o meio ambiente ao evitar  novas construções.”

         O fundador e CEO da startup explica que a plataforma faz conexão entre o anfitrião e o locatário, pessoas físicas e de preferência que estejam na mesma região. “Isto torna a negociação leve, simples, sem intermediários, taxas, impostos ou comissão”, argumenta. Basta se cadastrar gratuitamente na vizinhodolado.com.br. O dono do espaço tem direito a um anúncio com foto por 30 dias. Após este período, pode adquirir pacotes a baixo custo.

         Júlio Martins informa que podem ser colocados à disposição para locação vagas de garagem, lojas, salas, depósitos, lotes, quartos, sótãos, porões, armários, marinas, hangares, consultórios dentários, clínicas, espaços para festas… “Há uma diversidade de locais, tem motorhome, vaga em república, estúdio de áudio, espaço para animais, área de camping, muro para publicidade, casas para tirar foto, cozinha gourmet, teatro, sala de aula, pasto, terreno”, acrescenta. Qualquer lugar ocioso que possa interessar a alguém. 

          O CEO da startup lembra que o aproveitamento de espaços existentes para armazenagem evita novas obras de concreto, composto que utiliza o cimento como um dos principais componentes. “Estudos comprovam que a produção do cimento – segundo material mais consumido no mundo, atrás apenas da água – é apontada como responsável por 8% das emissões de gás carbônico na atmosfera. A cada 62 metros quadrados de área não construída podemos reduzir a emissão de 1 tonelada de CO² na atmosfera”, afirma Júlio Martins.

Para se inscrever para locar espaços e gerar renda basta se cadastrar na plataforma vizinhodolado.com.br. O locador tem direito a um anúncio com foto por 30 dias. Depois deste período, pode adquirir pacotes a baixo custo.