Após quatro anos desde sua última edição, a Feira Internacional da Irrigação Brasil (FIIB) retorna com força total em 2022. O evento acontecerá em Campinas, no interior paulista, entre os dias 16 e 18 de agosto, e reunirá os principais especialistas do setor com os grandes fabricantes de produtos, equipamentos e serviços para irrigação do país e do exterior, proporcionando, assim, atualização de conhecimento para os participantes e novos negócios para a área.
Para a edição, a Lindsay, fabricante e distribuidora de pivôs centrais, laterais e tecnologia para irrigação, foca sua participação no futuro, apresentando aos visitantes todos os conceitos do Smart Pivot, ou pivô inteligente, o primeiro no mundo que se enquadra em uma nova categoria de irrigação mecanizada e autônoma. O equipamento vai além da aplicação e gerenciamento de água tradicional, alcança e fornece uma ampla gama de dados sobre a saúde das lavouras e o desempenho do equipamento. Disponibilizando simultaneamente, ao produtor, informações precisas e gerando economia comprovada de água, energia e outros insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas.
De acordo com Gabriel Guarda, engenheiro agrônomo e especialista em irrigação da empresa, a principal mensagem que a Lindsay quer passar aos produtores é que é possível fazer uma agricultura irrigada muito mais eficiente com o uso de tecnologias. “Estamos focados na inovação e no desenvolvimento de novos produtos em parceria com o produtor rural. O foco está em facilitar as tarefas no dia a dia no campo e consequentemente melhorar a rentabilidade e a eficiência de produção. Isso que vamos apresentar com nossa equipe técnica e comercial na FIIB este ano”, pontua.
O futuro já chegou
O Smart Pivot combina imagens de satélite, aéreas, sensores e câmeras embarcadas no pivô para detectar anomalias em campo, ajudando a tornar mais fáceis as decisões de todo o manejo da lavoura, não apenas da irrigação, otimizando o uso do equipamento. O conceito do Smart Pivot apresenta a agronomia avançada do FieldNET e diagnósticos preditivos de saúde da máquina com os recursos de telemetria Zimmatic, projetados para entregar safras mais rentáveis e práticas agrícolas mais sustentáveis, expandindo significativamente o que o pivô tradicional é capaz de fazer.
De acordo com Guarda, há muitas soluções que estão bem próximas de chegar ao mercado, todas com foco no aumento da eficiência, tanto do uso da máquina, como também disponibilizando alertas e dados que ajudam em tomadas de decisões preditivas e proativas. “Além da possibilidade de acompanhar em tempo real o manejo da irrigação e das culturas, os sensores embarcados ajudarão ainda na identificação de pragas, ervas daninhas e doenças, aproveitando todo o potencial que o pivô central tem, afinal, ele está sobre as lavouras o tempo inteiro e poderá coletar dados também”, destaca.
FIIB é um evento internacional realizado no Brasil, com o objetivo de fomentar o uso da irrigação na agricultura, paisagismo e em campos esportivos. Ao longo de três dias, o encontro será palco de debates sobre as necessidades do setor, além de apresentar ao seu público as principais novidades do mercado, por meio da exposição de serviços, máquinas e equipamentos.
O evento contempla ainda palestras e minicursos com temas e conteúdos técnicos atuais, com grandes empresas e personalidades do mercado, além de mostrar a fundamental importância que a irrigação tem no dia a dia. Para aproximar o encontro com os visitantes, a Lindsay terá um estande próprio preparado para receber produtores, parceiros, estudantes, profissionais e todos os interessados.
Além disso, a empresa integrará uma mesa redonda do Conird (Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem), onde serão discutidas tecnologias em pivôs centrais. “Participar da FIIB é muito importante para nós, pois é uma vitrine onde estão os principais players do mercado e agentes atuantes na agricultura. Além de reforçar o conceito Smart Pivot, nossa equipe também vai destacar e tirar dúvidas sobre o FieldNET, FieldNet Advisor juntamente com os pivôs Zimmatic, todos by Lindsay”, finaliza o engenheiro agrônomo.
Sem comentários! Seja o primeiro.