A indústria manufatureira está em constante transformação. E, para que permaneça competitiva, a manufatura moderna necessita manter o caráter simples, ágil e inteligente. A manufatura inteligente, nesse contexto, pode ajudar as companhias ao promover um sistema flexível, capaz de otimizar sozinho o desempenho em uma rede mais ampla, se auto adaptar e aprender em tempo real a partir de novas condições, ao mesmo tempo em que roda processos produtivos inteiros com autonomia.
“Muitas grandes indústrias priorizam a modernização dos sistemas visando a fábricas inteligentes, mas deixam de lado o caminho para transformar o chão de fábrica”, comenta David M. Parsons, vice-presidente sênior de alianças globais e do ecossistema de canais na ServiceNow. Para ele, o processo de implantação de fábricas inteligentes deve objetivar o time to value por meio de sistemas modernos e integrados e evitar as disrupções durante a modernização das operações fabris. “Ter um modelo unificado e sustentável para a manufatura digital vai além de conectar tecnologias isoladas dentro das plantas. Os fabricantes precisam de uma visão abrangente que elimine as lacunas que os modelos fabris tradicionais provocam nas interações entre pessoas, pessoas e sistemas”, argumenta Parsons.
A ServiceNow possui algumas soluções para dar suporte às indústrias nesse processo de transição. Na Smart Factory @ Wichita, por exemplo, a Deloitte está colaborando com a empresa e outros mais de 20 parceiros e inovadores líderes de mercado para oferecer uma experiência imersiva que ajuda fabricantes a vislumbrar o futuro digital. Localizada no campus de inovação da Universidade Estadual de Wichita, nos Estados Unidos, a linha de produção completamente integrada mostra em primeira mão como a integração de tecnologias já existentes pode criar investimentos sustentáveis e gerar valor. A instalação de quase 20 mil metros quadrados inclui uma linha de produção inteligente de ponta a ponta e laboratórios experimentais.
“A Smart Factory @ Wichita é um centro de experiência dinâmico que faz com que os visitantes se envolvam com a planta fabril de amanhã”, explica Stephen Laaper, diretor e líder de fábricas inteligentes da Deloitte Consulting. “A Deloitte está acelerando a transformação da indústria com nossos investimentos e parcerias-chave, e a ServiceNow tem sido essencial para darmos vida a nossa visão do futuro da manufatura. Com nossos clientes, conseguimos discutir ideias e inovar para ver o que é possível.”
A ServiceNow viabiliza dois dos principais casos de uso na Smart Factory @ Wichita: a Gestão de Inteligência/Desempenho de Ativos Fabris e o Sensoriamento & Detecção de Qualidade. A implantação inicial da ServiceNow no chão de fábrica demonstra como a Now Platform® impulsiona resultados acionáveis para tratar questões da manufatura e proporcionar valor aos clientes. “Parceiros-chave desse ecossistema, como é o caso da ServiceNow, são essenciais para a visão que a Deloitte tem do futuro da manufatura”, afirma Asish Ramchandran, diretor executivo comercial global da Deloitte para a aliança com a ServiceNow. “Passamos a última década estabelecendo nossa proficiência para habilitar funções e veículos industriais. Agora, estamos desenvolvendo nosso relacionamento e aprofundando nossas capacidades em manufatura com casos de uso que já são realidade ao redor do globo.”
Para capitalizar os benefícios de novas tecnologias, a indústria manufatureira precisa evoluir. Com esforços como a Smart Factory em Wichita, a ServiceNow e a Deloitte estão reimaginando a cadeia de valor inteira com um único sistema de ação – transformando a visibilidade em valor, e a automação em vantagem.
Sem comentários! Seja o primeiro.