O Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, anuncia nova estratégia com reforço na gestão para alavancar a nova era do ecossistema da região. A grande novidade é a chegada de Paulo Costa, executivo com passagens pela Accenture e Neo, que se torna CEO da instituição. Pedro Prates, até então líder da iniciativa, passa a apoiar Anderson Thees e Manoel Lemos na criação da plataforma de investimentos em Startups anunciada pelo Milton Maluhy em abril deste ano . Paulo Costa irá reportar para o trio.
“Estou honrado com o desafio de continuar a contribuir de maneira ativa para o desenvolvimento do ecossistema de inovação brasileiro e agora por meio de uma plataforma tão transformadora como o Cubo, que conheço tão bem. É um novo capítulo em nossas histórias que estou ansioso para ajudar a escrever”, comenta Costa. Segundo o executivo, o objetivo é ampliar o diálogo com agentes do mercado, incluindo investidores, fundos, corporações, entidades do ecossistema e, principalmente, os empreendedores, que são o foco do Cubo.
O novo líder do hub passou os últimos dois anos na Neo, gestora de fundos de investimentos, onde era uma dos gestores e responsável por apoiar o fundo Neo Future, e as empresas as quais são acionistas, em desafios relacionados a estratégias digitais e inovação tendências e comportamento de consumo. Formado em administração de empresas com especialização em marketing, pós graduado em “Gestão de Marcas e Identidade Corporativa” e “Finanças Corporativas Avançadas”, iniciou sua carreira como empreendedor digital com a participação na fundação e desenvolvimento de diversas startups. Em 2015, passou a fazer parte do mundo executivo na Accenture, onde ficou por 5 anos como diretor de inovação, boa parte deles dentro do próprio Cubo.
“Estou muito orgulhoso deste novo momento de evolução do Cubo, empresa que ajudei a criar e tive a honra de gerir nessa fase de alto crescimento. Fico muito satisfeito em contar com a participação do Paulo, profissional que admiro há tempos. Vamos exponencializar a proposta de valor do Cubo em um ecossistema tech mais maduro do que quando começamos”, comenta Pedro Prates.
Em 2021, as startups do Cubo Itaú receberam mais de R$3 bilhões em investimento, um número 60% superior a 2020, e geraram mais de 7 mil empregos, um aumento de 120% em relação ao ano anterior. O ano foi marcado pela chegada de importantes parceiros para a comunidade, como NTT Data, Anjos do Brasil, Liga Ventures, São Martinho, Itaú BBA, entre outros. O objetivo é agregar cada vez mais agentes essenciais para o fomento e desenvolvimento do ecossistema de inovação.
Sobre o Cubo Itaú
Inaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo Itaú é o mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, uma organização sem fins lucrativos que potencializa a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups. O Cubo Itaú está sediado na região da Vila Olímpia, em São Paulo, e, por meio de suas plataformas física e digital, contribuiu com o crescimento das mais de 300 startups curadas que fazem parte de seu portfólio e refletem mais de 20 segmentos de mercado, contemplando, assim, empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo. O Cubo também apoia as transformações digital e cultural de corporações e tem mantenedores que representam as maiores indústrias da economia, como Itaú Unibanco, Dasa, VLI, Corteva, São Martinho, Itaú BBA, CNH Industrial, Suzano, ConectCar, iCarros, Bike Itaú, vec Itaú, Wilson Sons, Porto do Açu, Saint-Gobain, TIM, Stellantis, Jaguar Land Rover, Vivest, NTT Data Brasil, Wayra Brasil e BID Lab. Além de parceiros estratégicos, como Accenture Digital, Liga Ventures, Anjos do Brasil, Abstartups, BR Angels, Darwin, Numerik, Forge 3D, CI&T, The Venture City, Albrecht & Prado Advogados. Mais informações podem ser encontradas em: https://cubo.network/.
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