Instituto investe em tecnologia para realizar pesquisas pelo celular

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no Brasil, segundo levantamento feito pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil, em 2021. Os números são impressionantes: 99% dos brasileiros têm o WhatsApp instalado em seus smartphones e 93% usam o aplicativo todos os dias.

Pensando nisso, o Instituto de Pesquisa e Inteligência Mobile (Ipimob) desenvolveu uma tecnologia própria e inovadora para aproveitar a grande presença de brasileiros no WhatsApp em prol das pesquisas de mercado e/ou eleitorais. Segundo Lúcio Grandi, um dos nomes à frente do Instituto, “as pesquisas são individuais, todas elas processadas com o nome do proprietário do número, e os resultados são em tempo real com a conexão de resposta de cada usuário”.

Para isso, o Ipimob cria pesquisas automatizadas, podendo obter respostas de múltipla escolha ou discursivas, usando sua própria tecnologia para levantamento e tratamento das informações. “Usamos o que há de moderno em matéria de tecnologia e segurança, e seguimos todas as normas da Lei Geral de Proteção de Dados”, destaca Lúcio.

Funciona assim: a partir de uma mensagem de boas-vindas, o usuário recebe uma descrição da pesquisa e o convite para participar via mensagem no seu WhatsApp. A partir daí, com seu consentimento para a participação, as questões são enviadas e organizadas pelo sistema do Ipimob. À medida que o usuário vai respondendo, os resultados vão sendo aferidos automaticamente.

“Nossa base de dados é completa, de modo que conseguimos gerar o perfil dos entrevistados por região, sexo, idade, renda. Nosso sistema já está todo pré-definido dentro da nossa tecnologia implantada e todo nosso banco de dados e serviços está armazenado de forma segura em servidores da Amazon”, explica Grandi.

Para o entrevistado, o maior benefício é a rapidez e a facilidade de interação com a pesquisa, podendo responder a perguntas em questão de minutos. Já para as empresas e/ou pessoas que desejarem contratar o serviço, as vantagens vão além. “O grande diferencial é o custo reduzido e a possibilidade de chegar a regiões mais adversas comparado com uma pesquisa convencional. E, além da rapidez no levantamento dos dados, o resultado pode ser trabalhado com mais agilidade”, destaca o empresário.

Os dados apurados pelas pesquisas são organizados pelo sistema do Ipimob em gráficos produzidos em tempo real, permitindo análise simultânea. O gerenciamento das informações é feito em ambiente moderno, de fácil manuseio e muito seguro, com níveis de segurança que garantem a proteção das informações.

Assim, a plataforma possibilita o acesso a um vasto universo de informações, fazendo um verdadeiro raio-X de dados relevantes, permitindo uma melhor tomada de decisões e ações operacionais, gerenciais e comerciais. Tudo isso na palma da mão.