Instituto investe em tecnologia para realizar pesquisas pelo celular

por | maio 6, 2022 | Noticias

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no Brasil, segundo levantamento feito pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil, em 2021. Os números são impressionantes: 99% dos brasileiros têm o WhatsApp instalado em seus smartphones e 93% usam o aplicativo todos os dias.

Pensando nisso, o Instituto de Pesquisa e Inteligência Mobile (Ipimob) desenvolveu uma tecnologia própria e inovadora para aproveitar a grande presença de brasileiros no WhatsApp em prol das pesquisas de mercado e/ou eleitorais. Segundo Lúcio Grandi, um dos nomes à frente do Instituto, “as pesquisas são individuais, todas elas processadas com o nome do proprietário do número, e os resultados são em tempo real com a conexão de resposta de cada usuário”.

Para isso, o Ipimob cria pesquisas automatizadas, podendo obter respostas de múltipla escolha ou discursivas, usando sua própria tecnologia para levantamento e tratamento das informações. “Usamos o que há de moderno em matéria de tecnologia e segurança, e seguimos todas as normas da Lei Geral de Proteção de Dados”, destaca Lúcio.

Funciona assim: a partir de uma mensagem de boas-vindas, o usuário recebe uma descrição da pesquisa e o convite para participar via mensagem no seu WhatsApp. A partir daí, com seu consentimento para a participação, as questões são enviadas e organizadas pelo sistema do Ipimob. À medida que o usuário vai respondendo, os resultados vão sendo aferidos automaticamente.

“Nossa base de dados é completa, de modo que conseguimos gerar o perfil dos entrevistados por região, sexo, idade, renda. Nosso sistema já está todo pré-definido dentro da nossa tecnologia implantada e todo nosso banco de dados e serviços está armazenado de forma segura em servidores da Amazon”, explica Grandi.

Para o entrevistado, o maior benefício é a rapidez e a facilidade de interação com a pesquisa, podendo responder a perguntas em questão de minutos. Já para as empresas e/ou pessoas que desejarem contratar o serviço, as vantagens vão além. “O grande diferencial é o custo reduzido e a possibilidade de chegar a regiões mais adversas comparado com uma pesquisa convencional. E, além da rapidez no levantamento dos dados, o resultado pode ser trabalhado com mais agilidade”, destaca o empresário.

Os dados apurados pelas pesquisas são organizados pelo sistema do Ipimob em gráficos produzidos em tempo real, permitindo análise simultânea. O gerenciamento das informações é feito em ambiente moderno, de fácil manuseio e muito seguro, com níveis de segurança que garantem a proteção das informações.

Assim, a plataforma possibilita o acesso a um vasto universo de informações, fazendo um verdadeiro raio-X de dados relevantes, permitindo uma melhor tomada de decisões e ações operacionais, gerenciais e comerciais. Tudo isso na palma da mão.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This