UFMG cria tecnologia inovadora para tratar acne com eficácia comprovada em estudo clínico

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Acne

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou, em parceria com a startup Nanonib e a indústria mineira Yeva Cosmétiques, o Acnano BlueActive, uma linha de cuidados para pele com nanotecnologia inédita. Desde julho, o produto está disponível no mercado, oferecendo uma solução eficaz para peles mistas a oleosas e com tendência à acne. A tecnologia é fruto de 18 anos de pesquisa no Departamento de Química da UFMG e traz um novo padrão no tratamento cosmético, com eficácia comprovada em 83% dos casos de redução de acne em testes clínicos.

O grande diferencial do Acnano BlueActive está na sua nanotecnologia patenteada, que controla a oleosidade da pele e combate a acne sem causar irritações. A tecnologia, desenvolvida pela Nanonib, utiliza uma plataforma molecular para sintetizar químicos finos, enquanto a Yeva é responsável por adaptar essa inovação para aplicação cosmética. O BlueActive, ativo principal do Acnano, é composto por minerais processados em nanopartículas avançadas, capazes de inibir a proliferação da bactéria Cutibacterium Acnes, associada à inflamação da acne.

Alessandro Carvalho Tamietti, CEO da Yeva, destaca que o produto foi submetido a rigorosos testes de segurança e eficácia, obtendo aprovação da Anvisa sem apresentar toxicidade. “O Acnano BlueActive se diferencia por sua alta eficácia no controle da espinha e por ser completamente seguro para uso tópico”, afirma Tamietti.

Estudo clínico e impacto na saúde mental

A linha Acnano passou por testes dermatológicos com acompanhamento médico por 30 dias, e nenhum participante relatou desconforto ou efeitos adversos. Dos participantes, 83% notaram uma redução na oleosidade e na acne, além de uma melhora na textura da pele e diminuição dos poros.

Além dos benefícios estéticos, a famosa espinha pode impactar negativamente a saúde mental, especialmente entre jovens. Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos brasileiros entre 15 e 25 anos sofrem com acne, e estudos mostram que a condição está associada ao bullying e a uma diminuição na qualidade de vida, podendo até causar depressão infantil. Tratamentos seguros, como o Acnano BlueActive, são opções importantes para melhorar tanto a aparência da pele quanto a autoestima desses jovens.

O Mercado de acne no Brasil

O mercado brasileiro de produtos para acne cresceu e movimentou R$ 3,1 bilhões em 2022, com projeção de atingir R$ 4,5 bilhões até 2028, segundo dados da IQVIA. Apesar dessa expansão, a inovação no desenvolvimento de novos ativos para o tratamento da acne tem sido lenta, com as empresas farmacêuticas recorrendo a combinações de moléculas já existentes.

Nesse cenário, o Acnano BlueActive surge como uma solução inovadora, oferecendo uma alternativa eficaz tanto no uso isolado quanto combinado com outras terapias, ajudando a reduzir a resistência bacteriana e a potencializar os resultados no combate à acne.

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