PUC Minas e Omie.Academy Integram Tecnologia ao Ensino

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Tempo de Inovacao
Tempo de Inovacao
PUC Minas e Omie.Academy

Ação leva o ERP Omie e o software contábil OneFlow ao ambiente acadêmico e permite que os universitários estejam habilitados para as suas atividades profissionais

Em uma iniciativa para promover o empreendedorismo no Brasil, a Omie, sistema de gestão (ERP) na nuvem, em parceria com a Omie.Academy, se uniu à Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). A colaboração visa incorporar tecnologia de mercado no currículo dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, modalidade EAD.

Os estudantes terão acesso ao ERP Omie e ao software contábil OneFlow, permitindo-lhes vivenciar a gestão empresarial de maneira prática e realista. Essa integração oferece uma visão ampla da administração de negócios, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho.

Kaleu Florio, coordenador pedagógico da Omie.Academy, destaca a relevância de introduzir ferramentas atuais no ambiente acadêmico. “Os futuros profissionais devem sair da universidade preparados para o mundo corporativo, compreendendo a integração de processos e gestão de negócios,” afirma.

Segundo uma pesquisa da FGV, 90% das médias e grandes empresas no Brasil utilizam algum tipo de ERP. Dados do Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE) mostram que empresas que adotaram o ERP Omie cresceram seu faturamento em 64% entre 2018 e 2023. Florio alerta que profissionais não familiarizados com essas tecnologias podem perder espaço no mercado.

Início e Desenvolvimento da Parceria

A parceria com a PUC Minas começou em 2019, introduzida pelo professor Alex Magno Diamante, que reconheceu a necessidade de preparar os alunos para o mercado. “É crucial que os estudantes estejam familiarizados com as tecnologias que encontrarão nos empregos. Com o Omie, desenvolvem habilidades práticas e uma visão sistêmica dos processos empresariais,” comenta o professor.

Além do ERP Omie, os alunos de Ciências Contábeis utilizam o OneFlow, um software contábil web que se integra ao ERP, permitindo a simulação de projetos e dinâmicas profissionais. Kaleu Florio acredita que a parceria rompe a barreira entre academia e mercado de trabalho, trazendo prática ao cotidiano acadêmico.

Depoimentos e Futuras Expansões

Josmária Oliveira, coordenadora do curso EAD de Ciências Contábeis da PUC Minas, reforça os benefícios da parceria. “Desde o primeiro semestre, os alunos já apoiam o desenvolvimento de novos negócios e, no segundo semestre, vivenciam experiências em sistemas corporativos simulados com tecnologias de mercado,” explica.

Daniel Alves Cardoso, ex-aluno do curso EAD de Ciências Contábeis da PUC Minas, compartilha sua experiência: “A plataforma Omie nos proporcionou prática com uma ferramenta amplamente utilizada, aumentando nossa empregabilidade e preparo para a profissão.”

A Omie planeja expandir essa parceria para mais instituições de ensino em 2024. “Levar tecnologia para a sala de aula impacta significativamente a vida dos alunos e pode definir suas trajetórias profissionais. Queremos fomentar oportunidades e transformar a cultura de gestão no Brasil,” conclui Kaleu.

Sobre a Omie

Fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, a Omie oferece um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado, com foco em Gestão, Educação, Finanças e Comunidade. A empresa é líder no segmento, com mais de 25 mil escritórios contábeis parceiros, 200 mil clientes, 1.700 colaboradores e 141 franquias no país.

Omie.Academy

Academy, braço educacional da Omie, é voltada para apoiar profissionais, contadores e empreendedores nos seus negócios e pretende ajudar as PMEs a trilharem jornadas educacionais de sucesso, desenvolvendo novas habilidades por meio de conteúdo prático.

Para conhecer mais sobre as novidades da Omie, não deixe de conferir nossos canais:

Instagram: https://bit.ly/3lO2p16

LinkedIn: https://bit.ly/3lOugy3

Facebook: https://bit.ly/3LU8Qud

Site: https://bit.ly/3Gqk6gE

Blog: https://bit.ly/3wR6pV0