A nova pesquisa AI Monitor 2025, realizada pela Ipsos em 30 países, aponta que a população entrevistada ainda se divide bastante no que diz respeito à confiança nas empresas que usam Inteligência Artificial e em como a IA é utilizada por elas.
36% dos consumidores brasileiros dizem confiar mais em empresas que utilizam a IA para aprimorar imagens de produtos, enquanto 20% dizem confiar menos. Já 38% afirmam que confiam quando a IA é usada para criar imagens e vídeos para fins publicitários e não apenas melhorá-los, e 26% dizem que confiam menos em empresas que fazem este uso.
Porém, quando perguntados se preferem as criações da IA versus as criações humanas, a preferência é clara pelo conteúdo gerado por pessoas, especialmente em campanhas e recomendações.
O estudo mostra que os consumidores brasileiros valorizam fortemente o toque humano em conteúdos e campanhas de marketing. 67% dos entrevistados preferem artigos de notícias redigidos por pessoas, superando os 18% que preferem a criação por IA. A predileção por conteúdos humanos também se reflete em sites de marketing para clientes, com 61% preferindo materiais criados manualmente.
A publicidade também segue essa tendência: 62% dos brasileiros preferem campanhas publicitárias geradas por pessoas, incluindo não só anúncios de TV, mas também vídeos para redes sociais, como YouTube e TikTok. Esse dado reforça a demanda por uma abordagem humanizada no marketing digital, alinhada às expectativas de um público que busca maior conexão emocional com as marcas.
O Brasil acompanha, ainda, as médias globais em diversas categorias: 67% dos brasileiros preferem as criações humanas para produtos televisivos, filmes e conteúdo para streaming.
IA no futuro do marketing e comunicação
Apesar da preferência atual por conteúdos humanizados, os brasileiros reconhecem o impacto transformador da IA para o futuro das comunicações, do marketing e de outros setores. Segundo o estudo, 69% dos entrevistados acreditam que, nos próximos anos, a IA passará a redigir mais notícias e artigos para publicação, enquanto 72% apostam no uso da tecnologia para a criação de conteúdos publicitários.
Além disso, 70% dos entrevistados consideram provável que mensagens publicitárias sejam direcionadas por IA no futuro, indicando um avanço na personalização de campanhas. Outras projeções incluem o uso da IA para escrever roteiros de séries e filmes (68%), e até mesmo criar anúncios políticos com vídeos realistas gerados por IA (68%). Ao mesmo tempo, 68% também acreditam que a IA será responsável direcionar mais as campanhas de desinformação.
No setor de serviços, 70% dos brasileiros acreditam que IA será empregada em processos e tarefas como o registro de pedidos em restaurantes, enquanto 69% preveem a aplicação da tecnologia na seleção de candidatos a vagas de emprego.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa AI Monitor 2025 foi conduzida pela Ipsos entre 21 de março e 4 de abril de 2025. Para este estudo, a Ipsos entrevistou um total de 23.216 adultos com 18 anos ou mais na Índia, 18-74 no Canadá, República da Irlanda, Malásia, África do Sul, Turquia, e Estados Unidos, 20-74 em Tailândia, 21-74 na Indonésia e Singapura, e 16-74 em todos os outros países. Foram realizadas 1.000 entrevistas no Brasil, representando a população de áreas mais urbanas. A margem de erro é de 3,5 p.p.
Sem comentários! Seja o primeiro.