Invenções: o papel higiênico

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Tempo de Inovacao
Tempo de Inovacao
papel higiênico

Ah, o papel higiênico! Esse item essencial, presente em todos os banheiros, tem uma história curiosa. Vamos explorar a jornada do PH, desde sua invenção até seu uso nos dias atuais.

As primeiras necessidades

Antes da invenção do papel higiênico, as pessoas usavam os mais diversos materiais para se limpar. Na Roma antiga, esponjas em hastes eram compartilhadas nas latrinas públicas (um tanto desagradável, não?). Os vikings usavam lã de carne iro, enquanto os habitantes da América colonial recorriam a folhas de milho.

A invenção do papel higiênico

O papel higiênico moderno como o conhecemos começou a tomar forma no século XIX. Em 1857, Joseph Gayetty introduziu o primeiro PH comercial nos Estados Unidos, chamado “Papel Medicado de Gayetty”. Cada folha era embebida em aloe vera e vendida em pacotes.

Na década de 1870, a empresa britânica British Perforated Paper Company começou a vender papel higiênico em rolos, e no início do século XX, a Scott Paper Company o popularizou nos Estados Unidos, tornando-o um item essencial em todos os lares.

O papel o na era moderna

Hoje, o PH é um produto indispensável, disponível em uma variedade de tipos, desde o simples folha simples até os luxuosos com várias camadas e perfumados. As inovações não param: há papéis higiênicos biodegradáveis, ecológicos e até hipoalergênicos.

Durante a pandemia de COVID-19, o papel higiênico ganhou destaque mundial. As prateleiras vazias dos supermercados e as piadas sobre a corrida ao papel higiênico mostraram como esse item é essencial em tempos de crise.

Uma curiosidade  é o “fator folha quadrada”. Um estudo de 2015 descobriu que, em média, uma pessoa usa cerca de 57 folhas de PH por dia. Impressionante, não?

O papel higiênico, com sua história inusitada e evolução ao longo dos séculos, é um testemunho de como as necessidades humanas básicas impulsionam a inovação. De materiais rudimentares a folhas perfumadas e macias, ele continua a desempenhar um papel vital em nossa higiene diária.

Da próxima vez que você pegar um rolo de papel higiênico, lembre-se de sua rica história e aprecie o conforto que ele traz para a sua vida. Afinal, é um pequeno luxo que todos nós podemos desfrutar, mesmo nas situações mais mundanas.

Mais no Tempo de Inovação