Conheça o “robô” que vai digitalizar mais de 20 mil livros de biblioteca centenária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Tempo de Inovacao
Tempo de Inovacao
robô

Biblioteca do Exército (BIBLIEx)centenária instituição cultural do Exército Brasileiro, localizada no Rio de Janeiro, inaugurou um inovador Centro de Digitalização, que coordenará a transferência de aproximadamente 20 mil livros de seu acervo para plataformas digitais.

O “responsável” pelo processo será o scanner ScanRobot, comercializado pela empresa brasileira ScanSystem, referência em Tecnologia da Informação.

Com capacidade de digitalizar até 2.500 páginas por hora, o equipamento é de fácil intuitivo manuseio, e conta com um exclusivo sistema de viragem suave das páginas por passagem de arlivre de contato manual.

“O ScanRobot prioriza a alta qualidade do resultado da digitalização e garante a integridade do livro físico, que passa por todo o processo sem danos em sua capapáginas ou lombadaSem radiaçãofonte de calor e com captura a partir de um menor ângulo de abertura do livro, ele é o modelo indicado para digitalizar livros antigos e já sensíveis devido à passagem do tempo”, explica Ricardo Monteiro, diretor da ScanSystem.

Com a aquisição do ScanRobot, a BIBLIEx irá disponibilizar parte de seu acervo para consulta onlinefacilitando o acesso a estudantespesquisadores e interessados nas temáticas abordadas, como a cultura profissional-militar.

“O Centro de Digitalização simboliza um avanço significativo para o Sistema de Educação e Cultura do Exército Brasileiro e para a sociedade em geral, promovendo a valorização da nossa história, o incentivo à pesquisa e o cuidado com o nosso patrimônio cultural. Estamos honrados em proporcionar esta conexão entre o passado e o futuro, garantindo que o conhecimento se mantenha vivoacessível e protegido”, resume Cap R/1 Flávio Duarte de Almeida, Chefe da Biblioteca Franklin Dória, parte integrante da Biblioteca do Exército (BIBLIEx).

Entre as obras mais antigas estão os livros Theodorus de Bry (Historiae Brasilianae), publicado em 1592Johanis Hvgonis Linschoten, de 1599Periodico Raro Le Moniteur (168 volumes), de 1789; e Ata de Inauguração, publicada em 1881.

Três profissionais estão envolvidos no processo de digitalização dos livros raros e dos livros publicados pela BIBLIEx, etapa que tem previsão de término em julho de 2026. Após está fase, será realizada a digitalização de todo o acervo existente, sem prazo para conclusão.

O ScanRobot do Centro de Digitalização da BIBLIEx é a sexta unidade instalada no Brasil pela ScanSystem.

Utilizado em instituições como Biblioteca do Estado da BaváriaBiblioteca Nacional da NoruegaBiblioteca da Academia de Ciências da PolôniaBiblioteca Nacional da Eslováquia Centro de Digitalização Regensburg, o ScanRobot está presente em mais de 40 países, revolucionando a digitalização de livros e outros documentos encadernados, com imagens sem sombras e totalmente livres de distorções.