O Cartola FC, fantasy game inovador que conquistou milhões de brasileiros, se tornou um exemplo de como integrar o mundo físico e digital, proporcionando uma experiência única aos fãs de futebol que acompanham o Campeonato Brasileiro, que inicia em março. Mas quais os desafios que moldam o futuro dessa plataforma e de outros aplicativos que buscam essa integração?
O fato de que o Cartola FC se mantém atualizado com os eventos das partidas em tempo real é um dos pontos mais importantes do aplicativo. Gols, faltas e cartões precisam ser refletidos na plataforma de forma instantânea, já que os usuários acompanham as pontuações de seus times ao vivo. A precisão dos dados também é parte essencial do jogo, pois erros podem prejudicar a integridade e a experiência do usuário.
Rodolpho Henrique, líder de design digital focado em apps e serviços interativos, que atua no Google e é ex-diretor de design na McKinsey & Company, liderou o projeto de design digital para o Cartola FC e aponta que outro desafio no desenvolvimento do app é a usabilidade.
“Com mais de seis milhões de usuários, a interface precisa ser intuitiva e fácil de navegar, permitindo acesso rápido a informações sobre jogos, jogadores e estatísticas. A compatibilidade com diversos dispositivos e sistemas operacionais também é essencial para garantir uma experiência consistente para todos”
Observar as emoções, comportamentos e interações dos usuários com o aplicativo é crucial para criar uma experiência harmoniosa entre o físico e o digital. As empresas precisam estar atentas às mudanças de comportamento e adaptar as funcionalidades para atender às necessidades dos usuários.
O elo entre o real e o digital
O design de interação tem papel fundamental na criação de experiências imersivas. Através de tecnologias como geolocalização, realidade aumentada e integração com redes sociais, o design de interação conecta o aplicativo ao mundo físico do usuário.
Alguns exemplos disso são aplicativos de móveis e decoração que usam realidade aumentada para visualizar produtos em casa, supermercados com QR codes para informações adicionais sobre produtos e aplicativos de transporte com geolocalização para rotas otimizadas demonstram o poder do design de interação.
“A realidade aumentada e virtual irão tornar as experiências cada vez mais realistas e imersivas. O sucesso de jogos como Pokémon Go demonstra o potencial dessa tecnologia. No caso do Brasileirão, imagine torcer pelo seu time no estádio e, ao mesmo tempo, interagir com jogadores virtuais através do seu celular: essa é a experiência que o Cartola FC proporciona”, explica ele.
A introdução das “Ligas” no Cartola FC foi um passo importante na integração social. No futuro, a plataforma pode evoluir com funcionalidades que permitam aos usuários interagirem com o mundo ao seu redor enquanto participam de atividades no jogo. Além disso, o fantasy game brasileiro foi o pioneiro na integração da parte social com a digital no Brasil.
O Cartola FC, ao incentivar o envolvimento dos fãs com seus times, jogadores e outros torcedores, demonstra o potencial dessa integração para criar experiências mais engajadoras e imersivas.
“No futuro, podem surgir, por exemplo, desafios baseados em geolocalização, onde os usuários precisam ir a locais específicos para ganhar pontos, ou a possibilidade de assistir a jogos em realidade virtual com amigos, torcendo por seus times no Cartola FC”, finaliza Rodolpho Henrique.
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