Parceria de Oracle e TikTok garante aplicativo nos EUA?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Rosalves Sudário
Rosalves Sudário

Depois de muitas especulações, alguns interessados em comprar o aplicativo, como a Microsoft,  a Oracle fechou parceria com o TikTok. A parceria pode garantir a continuidade das operações do serviço nos EUA.  

Em agosto, o presidente americano Donald Trump emitiu uma ordem executiva que proibia ‘qualquer transação por qualquer pessoa, ou com relação a qualquer propriedade, sujeita à jurisdição dos Estados Unidos’. Esta proibição afetou diretamente, a ByteDance, empresa responsável pelo aplicativo chinês.  

Para o TikTok, serviço que tem 100 milhões de usuários ativos nos EUA e mais 800 milhões, ao redor do mundo continuar funcionando nos EUA, ele precisava ser comprado por uma empresa americana.  A preocupação do governo é que os dados sobre os usuários da plataforma pudessem ser repassadas à China.  

A Oracle é voltada ao mercado corporativo, oferecendo plataformas na nuvem. O gerenciamento de bancos de dados é uma das especialidades da empresa.  

O CFIUS (Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos, na sigla em inglês) deverá fazer essa revisão e enviar uma recomendação ao presidente Donald Trump, que tomará uma decisão. 

“Temos muita confiança tanto na Microsoft quanto na Oracle, eles escolheram a Oracle, iremos ter uma revisão com seus times técnicos e nossos times técnicos”, disse Mnuchin à CNBC. 

Microsoft  

A Microsoft foi uma das principais empresas interessadas no TikTok. No início de agosto, a companhia confirmou que estava conversando sobre a compra das operações do aplicativo nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. 

Mas, no domingo (13.9), a Microsoft confirmou a rejeição da oferta pela ByteDance.  As conversas para compra foram encerradas depois que começaram a sair notícias de que o governo chinês preferia o encerramento das atividades do TikTok, nos Estados Unidos do que a venda forçada para uma empresa. 

Com informações do G1