Mais de 19 milhões de brasileiros têm perfil de viajante, segundo pesquisa recente da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, feita por meio da ferramenta proprietária Insights Hub. Ainda segundo o estudo, 28,7% deles possuem renda mensal acima de R$ 10 mil, enquanto 22,5% recebem entre R$ 2 mil e R$ 4 mil e 17,1% até R$ 2 mil. A estimativa foi realizada com base no comportamento e perfil de consumo de 190 milhões de CPFs e revela um público altamente estratégico para o setor de turismo que quer atrair essa audiência aproveitando esse novo momento de consumo e comportamento. “A pandemia redefiniu prioridades e consolidou uma mudança de comportamento: o brasileiro passou a valorizar cada vez mais experiências que promovem bem-estar, e viajar se tornou parte essencial desse novo estilo de vida. Hoje, vemos um consumidor mais consciente, que se prepara financeiramente e escolhe destinos e serviços alinhados aos seus valores, propósitos e qualidade de vida”, declara a CMO da Serasa Experian, Giovana Giroto. Ainda segundo o levantamento, a capacidade de pagamento mensal do público com potencial para consumir serviços relacionados a turismo e viagens também é destaque: 38,6% conseguem arcar com gastos adicionais entre R$ 0 e R$ 1 mil, enquanto 25,3% possuem capacidade entre R$ 1 mil e R$ 2 mil, e mais de 14% ultrapassam os R$ 2 mil por mês em potencial de consumo extra. Veja nos gráficos abaixo o detalhamento dos dados citados: |
![]() |
![]() |
Giovana Giroto também explica que “conhecer o comportamento e a capacidade de compra desses consumidores permite que empresas desenvolvam ofertas mais direcionadas não só pelo comportamento do público-alvo – ou seja, por consumir turismo e viagem –, mas também pela capacidade de consumo – até quanto podem pagar pelos serviços, o que permite que empresas ofertem desde experiências acessíveis até pacotes de luxo para as pessoas certas, otimizando custos de campanhas e ampliando a conversão”. Perfil demográfico e comportamental: jovens, digitais e com excelente histórico financeiroA análise demográfica revela que, dos mais de 19 milhões de brasileiros com perfil de viajante, há uma predominância do público masculino (54%), seguido pelo feminino (45,3%). Além disso, 92,2% do total demonstra propensão a compras online e 47,8% têm afinidade com programas de resgate de milhas – comportamento típico de quem planeja e valoriza boas oportunidades de viagem. Em relação à faixa etária a maioria dos viajantes está entre 24 e 38 anos (41,7% do total), com destaque para a faixa de 29 a 33 anos (14,5%). Veja os detalhes do perfil de viajantes por idade no gráfico a seguir: |
![]() |
Score elevado: viajantes são bons pagadoresOutro destaque importante do estudo é o score de crédito dos brasileiros com perfil viajante: 40,5% estão na faixa de 801 a 1000 pontos, considerada excelente. Esse comportamento reforça a confiabilidade financeira do grupo, abrindo espaço para ofertas com parcelamento, crédito e programas de fidelidade com maior segurança para os fornecedores. Confira o detalhamento desse recorte na tabela abaixo: |
![]() |
Metodologia A pesquisa “Viajantes 3.0” foi realizada em junho de 2025 com base em uma amostra de 19.028.300 CPFs da base Serasa. A metodologia envolveu o cruzamento de dados comportamentais, de afinidade, socioeconômicos e de crédito por meio do Insights Hub, solução de inteligência da Serasa Experian. Todas as informações foram tratadas conforme as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). |
Sem comentários! Seja o primeiro.