Brasil tem mais de 19 milhões de pessoas com perfil viajante e maioria tem alto potencial de consumo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Tempo de Inovacao
Tempo de Inovacao
turismo de experiência
Mais de 19 milhões de brasileiros têm perfil de viajante, segundo pesquisa recente da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, feita por meio da ferramenta proprietária Insights Hub. Ainda segundo o estudo, 28,7% deles possuem renda mensal acima de R$ 10 mil, enquanto 22,5% recebem entre R$ 2 mil e R$ 4 mil e 17,1% até R$ 2 mil. A estimativa foi realizada com base no comportamento e perfil de consumo de 190 milhões de CPFs e revela um público altamente estratégico para o setor de turismo que quer atrair essa audiência aproveitando esse novo momento de consumo e comportamento. 

“A pandemia redefiniu prioridades e consolidou uma mudança de comportamento: o brasileiro passou a valorizar cada vez mais experiências que promovem bem-estar, e viajar se tornou parte essencial desse novo estilo de vida. Hoje, vemos um consumidor mais consciente, que se prepara financeiramente e escolhe destinos e serviços alinhados aos seus valores, propósitos e qualidade de vida”, declara a CMO da Serasa Experian, Giovana Giroto.
Ainda segundo o levantamento, a capacidade de pagamento mensal do público com potencial para consumir serviços relacionados a turismo e viagens também é destaque: 38,6% conseguem arcar com gastos adicionais entre R$ 0 e R$ 1 mil, enquanto 25,3% possuem capacidade entre R$ 1 mil e R$ 2 mil, e mais de 14% ultrapassam os R$ 2 mil por mês em potencial de consumo extra. Veja nos gráficos abaixo o detalhamento dos dados citados:
Giovana Giroto também explica que “conhecer o comportamento e a capacidade de compra desses consumidores permite que empresas desenvolvam ofertas mais direcionadas não só pelo comportamento do público-alvo – ou seja, por consumir turismo e viagem –, mas também pela capacidade de consumo – até quanto podem pagar pelos serviços, o que permite que empresas ofertem desde experiências acessíveis até pacotes de luxo para as pessoas certas, otimizando custos de campanhas e ampliando a conversão”.
Perfil demográfico e comportamental: jovens, digitais e com excelente histórico financeiroA análise demográfica revela que, dos mais de 19 milhões de brasileiros com perfil de viajante, há uma predominância do público masculino (54%), seguido pelo feminino (45,3%). Além disso, 92,2% do total demonstra propensão a compras online e 47,8% têm afinidade com programas de resgate de milhas – comportamento típico de quem planeja e valoriza boas oportunidades de viagem. Em relação à faixa etária a maioria dos viajantes está entre 24 e 38 anos (41,7% do total), com destaque para a faixa de 29 a 33 anos (14,5%). 
Veja os detalhes do perfil de viajantes por idade no gráfico a seguir:
Score elevado: viajantes são bons pagadoresOutro destaque importante do estudo é o score de crédito dos brasileiros com perfil viajante: 40,5% estão na faixa de 801 a 1000 pontos, considerada excelente. Esse comportamento reforça a confiabilidade financeira do grupo, abrindo espaço para ofertas com parcelamento, crédito e programas de fidelidade com maior segurança para os fornecedores. Confira o detalhamento desse recorte na tabela abaixo:
Metodologia

A pesquisa “Viajantes 3.0” foi realizada em junho de 2025 com base em uma amostra de 19.028.300 CPFs da base Serasa. A metodologia envolveu o cruzamento de dados comportamentais, de afinidade, socioeconômicos e de crédito por meio do Insights Hub, solução de inteligência da Serasa Experian. Todas as informações foram tratadas conforme as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).