Os brasileiros são conhecidos pela grande preocupação com higiene e limpeza. Para se ter uma ideia dos cuidados que a população tem com o corpo, o Brasil é o segundo mercado global de desodorantes e líder mundial em frequência de uso do produto. Pesquisa recém-lançada por Unilever, em parceria com o Instituto Datafolha, apresenta visão inédita da atenção especial do brasileiro em estar sempre cheiroso e livre de odor e o quanto essa sensação influencia positivamente no comportamento e cotidiano.
A empresa, que está presente em 100% dos lares brasileiros com seu portfólio variado nos mais diferentes segmentos, encomendou o estudo como parte do lançamento de uma nova categoria de cuidados pessoais no Brasil, a All Body Deo, principal movimento da Unilever no Brasil em 2025.
Liderada pelas marcas Rexona, Dove e Dove Men, a novidade chega aos pontos de venda do Brasil ao longo de junho com uma proposta inovadora e disruptiva: um produto desodorante para o corpo todo, que chega para se tornar um aliado do dia a dia, otimizando a rotina do consumidor com um produto que irá neutralizar odores indesejados como pés, virilha, costas, peitos, e manter a perfumação e sensação de frescor e limpeza por mais horas. O estudo vem de encontro aos hábitos de higiene do brasileiro para reforçar a relevância do lançamento, alinhado com o comportamento do consumidor e com o objetivo de construir informações educacionais sobre um novo hábito de cuidados pessoais que a linha visa desenvolver na vida do público.
A fama de que o brasileiro é um dos povos mais preocupados em estar “cheiroso e limpo” é verdadeira. Cerca de 89% dos entrevistados pela pesquisa afirmam usar desodorante ou antitranspirante nas axilas diariamente para se proteger e controlar o suor e odor. E, quando percebem que estão com mau cheiro em qualquer parte do corpo, mais de 75% das pessoas se sentem bastante incomodadas, impactando seu conforto e bem-estar. Dentre os consultados, 88% afirmam que se sentem incomodados com o mau odor corporal alheio e 7 a cada 10 já se afastaram de alguém que estava perto por conta disso.
Essa atenção constante com o cheiro vai muito além das axilas. O brasileiro se mostra atento também aos odores de outras partes do corpo, sendo a virilha (38%) e os pés (37%) as áreas que mais se destacam. A pesquisa revelou que 8 em cada 10 consultados consideram muito importante um produto que seja capaz de eliminar o mau odor de todo o corpo, no entanto, mais de 75% não conhecem produtos apropriados para esse tipo de cuidado pessoal.
O estudo sobre a relação do brasileiro com o odor integra as ações para o lançamento da linha de desodorante All Body Deo, com as marcas Rexona, Dove e Dove + Men. A tecnologia inovadora do produto, voltado a outras partes do corpo, inaugura nova categoria de Cuidados Pessoais no mercado nacional.
“A relação do brasileiro com a higiene e limpeza do corpo está associada às sensações de bem-estar, conforto e aceitação perante a sociedade, e envolve questões sociais, culturais e comportamentais. O estudo aprofundado de como a população brasileira reage a situações de mau odor no próprio corpo evidencia a relevância do lançamento da linha de All Body Deo no país. Quando escutamos o consumidor brasileiro, fica evidente o interesse por soluções que eliminem o mau odor em todo o corpo, mantendo-o cheiroso e prolongando a sensação de frescor”, destaca Viviane Ramos, Diretora de Marketing de Desodorantes da Unilever, dona das marcas Rexona, Dove e Dove + Men.
Cheirinho ruim interfere nas rotinas das pessoas
O estudo mostra que o odor pode interferir também nas relações sociais, nas atividades profissionais e físicas dos brasileiros: 77% dos entrevistados se sentem desconfortáveis com o próprio mau odor corporal.
Estar com mau cheiro em alguma parte do corpo é motivo para que 28% dos brasileiros se sintam desconfortáveis para ir a um compromisso profissional ou entrevista de emprego, por exemplo. Quando o assunto é conhecer uma pessoa, 20% dos entrevistados deixam de investir em uma relação porque o odor do seu corpo não está “em dia”.
O receio de ficar com mau odor interfere negativamente também na prática esportiva das pessoas no país, mas de forma ponderada. 14% dos pesquisados nem começa a se exercitar para evitar o desconforto causado pelo mau odor. Já no aspecto profissional, 28% das pessoas já se sentiram desconfortáveis ao ir ao trabalho ou a um compromisso profissional por causa de mau odor em alguma parte do corpo.
“Situações comuns do nosso dia a dia, como sair com os amigos, ir a um date, ou iniciar uma atividade esportiva, podem sofrer impacto para muitas pessoas quando sentem que o cheiro em algum lugar de seu corpo não está bom. Nós trouxemos a linha de All Body Deo para o Brasil pois sabemos que, para muitos consumidores, nossa tecnologia inovadora poderá transformar a relação com o odor corporal e os cuidados pessoais como um todo”, frisa Viviane Ramos.
A pesquisa coordenada por Unilever e Datafolha consultou 2002 pessoas a partir de 16 anos, em todas as regiões do país, e foi desenvolvida no mês de maio de 2025.
Sem comentários! Seja o primeiro.