77% dos brasileiros revelam se sentir incomodados com mau odor corporal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Tempo de Inovacao
Tempo de Inovacao

Os brasileiros são conhecidos pela grande preocupação com higiene e limpeza. Para se ter uma ideia dos cuidados que a população tem com o corpo, o Brasil é o segundo mercado global de desodorantes e líder mundial em frequência de uso do produto. Pesquisa recém-lançada por Unilever, em parceria com o Instituto Datafolha, apresenta visão inédita da atenção especial do brasileiro em estar sempre cheiroso e livre de odor e o quanto essa sensação influencia positivamente no comportamento e cotidiano.
 

A empresa, que está presente em 100% dos lares brasileiros com seu portfólio variado nos mais diferentes segmentos, encomendou o estudo como parte do lançamento de uma nova categoria de cuidados pessoais no Brasil, a All Body Deo, principal movimento da Unilever no Brasil em 2025.
 

Liderada pelas marcas Rexona, Dove e Dove Men, a novidade chega aos pontos de venda do Brasil ao longo de junho com uma proposta inovadora e disruptiva: um produto desodorante para o corpo todo, que chega para se tornar um aliado do dia a dia, otimizando a rotina do consumidor com um produto que irá neutralizar odores indesejados como pés, virilha, costas, peitos, e manter a perfumação e sensação de frescor e limpeza por mais horas. O estudo vem de encontro aos hábitos de higiene do brasileiro para reforçar a relevância do lançamento, alinhado com o comportamento do consumidor e com o objetivo de construir informações educacionais sobre um novo hábito de cuidados pessoais que a linha visa desenvolver na vida do público.
 

A fama de que o brasileiro é um dos povos mais preocupados em estar “cheiroso e limpo” é verdadeira. Cerca de 89% dos entrevistados pela pesquisa afirmam usar desodorante ou antitranspirante nas axilas diariamente para se proteger e controlar o suor e odor. E, quando percebem que estão com mau cheiro em qualquer parte do corpo, mais de 75% das pessoas se sentem bastante incomodadas, impactando seu conforto e bem-estar. Dentre os consultados, 88% afirmam que se sentem incomodados com o mau odor corporal alheio e 7 a cada 10 já se afastaram de alguém que estava perto por conta disso.
 

Essa atenção constante com o cheiro vai muito além das axilas. O brasileiro se mostra atento também aos odores de outras partes do corpo, sendo a virilha (38%) e os pés (37%) as áreas que mais se destacam. A pesquisa revelou que 8 em cada 10 consultados consideram muito importante um produto que seja capaz de eliminar o mau odor de todo o corpo, no entanto, mais de 75% não conhecem produtos apropriados para esse tipo de cuidado pessoal.
 

O estudo sobre a relação do brasileiro com o odor integra as ações para o lançamento da linha de desodorante All Body Deo, com as marcas Rexona, Dove e Dove + Men. A tecnologia inovadora do produto, voltado a outras partes do corpo, inaugura nova categoria de Cuidados Pessoais no mercado nacional.
 

“A relação do brasileiro com a higiene e limpeza do corpo está associada às sensações de bem-estar, conforto e aceitação perante a sociedade, e envolve questões sociais, culturais e comportamentais. O estudo aprofundado de como a população brasileira reage a situações de mau odor no próprio corpo evidencia a relevância do lançamento da linha de All Body Deo no país. Quando escutamos o consumidor brasileiro, fica evidente o interesse por soluções que eliminem o mau odor em todo o corpo, mantendo-o cheiroso e prolongando a sensação de frescor”, destaca Viviane Ramos, Diretora de Marketing de Desodorantes da Unilever, dona das marcas Rexona, Dove e Dove + Men.
 

Cheirinho ruim interfere nas rotinas das pessoas

O estudo mostra que o odor pode interferir também nas relações sociais, nas atividades profissionais e físicas dos brasileiros: 77% dos entrevistados se sentem desconfortáveis com o próprio mau odor corporal.
 

Estar com mau cheiro em alguma parte do corpo é motivo para que 28% dos brasileiros se sintam desconfortáveis para ir a um compromisso profissional ou entrevista de emprego, por exemplo. Quando o assunto é conhecer uma pessoa, 20% dos entrevistados deixam de investir em uma relação porque o odor do seu corpo não está “em dia”.
 

O receio de ficar com mau odor interfere negativamente também na prática esportiva das pessoas no país, mas de forma ponderada. 14% dos pesquisados nem começa a se exercitar para evitar o desconforto causado pelo mau odor. Já no aspecto profissional, 28% das pessoas já se sentiram desconfortáveis ao ir ao trabalho ou a um compromisso profissional por causa de mau odor em alguma parte do corpo.
 

“Situações comuns do nosso dia a dia, como sair com os amigos, ir a um date, ou iniciar uma atividade esportiva, podem sofrer impacto para muitas pessoas quando sentem que o cheiro em algum lugar de seu corpo não está bom. Nós trouxemos a linha de All Body Deo para o Brasil pois sabemos que, para muitos consumidores, nossa tecnologia inovadora poderá transformar a relação com o odor corporal e os cuidados pessoais como um todo”, frisa Viviane Ramos.
 

A pesquisa coordenada por Unilever e Datafolha consultou 2002 pessoas a partir de 16 anos, em todas as regiões do país, e foi desenvolvida no mês de maio de 2025.