No dia 24 de abril, o Órbi Conecta promove mais uma edição do Órbi de Portas Abertas, desta vez dedicado à inteligência artificial, design de interação e impacto social. Em parceria com a comunidade IXDA Belo Horizonte, o evento reúne, a partir das 16h, especialistas de destaque em tecnologia e design para uma programação intensa de palestras, debates e trocas de experiências sobre os caminhos da inovação com propósito. A entrada é gratuita.
A abertura será com a aula Técnicas para Uso de I.A. para Devs, conduzida por Pedro Israel Santiago, fundador da RedForge e cofundador da Melhor Plano. Com uma trajetória marcada pelo empreendedorismo, Pedro foi responsável por desenvolver a plataforma Melhor Plano, adquirida pela Méliuz em 2021, onde atuou como diretor até 2024. Também é investidor em startups early stage pela Niu Ventures, mentor do Founder Institute em BH e, atualmente, trabalha no desenvolvimento de uma nova startup com foco em GenAI.
A executiva de tecnologia Franciele Sena participa com a apresentação Voz Ativa: Oportunidades e Desafios da I.A. na Educação. Diretora de Tecnologia do EduCAT e fundadora do Startup da Quebrada, Franciele compartilha sua experiência na criação de soluções educacionais para instituições como Cotemig, Sesi/FIEMG, Fundação Getúlio Vargas, Secretaria de Educação do Mato Grosso e Faculdade de Ciências Médicas. Sua atuação inclui o desenvolvimento de sistemas de ensino adaptativo, avaliações em larga escala e assistentes pedagógicos com uso de IA. Há dois anos, por meio da Startup da Quebrada, ela capacita empreendedores de baixa renda com uma metodologia de aceleração própria.
Outro ponto alto da programação será o MeetUp da IXDA BHZ, primeiro capítulo latino-americano da Interaction Design Association. Desde 2006, a iniciativa reúne profissionais de design para fomentar o mercado local com debates sobre Design de Interação. O grupo foi responsável pela realização do Interaction South America’11, e segue promovendo encontros mensais com apresentações de profissionais de destaque no setor.
Também vale destaque a apresentação da gerente de design na Ânima Educação, Juliana Mucci, sobre Seu chat, suas regras: desvendando a interface da Open WebUI. Com mais de dez anos de experiência no mercado e atuação especializada em produtos digitais e experiência do usuário, Juliana compartilha como sua formação multidisciplinar e a liderança de equipes têm contribuído para a construção de projetos complexos e centrados no usuário. Sua abordagem combina comunicação, análise de dados, gestão de projetos e tecnologia com foco em soluções viáveis e significativas.
UX, IA e criatividade com propósito será o tema da palestra da empreendedora social e líder de projetos de design UX na Montreal, Morena Pires. Com graduação em Design de Produto pela UEMG e forte atuação em iniciativas de impacto social, Morena acredita no poder da tecnologia como ferramenta para transformação e inclusão. Sua experiência inclui captação de recursos, sustentabilidade, gestão de projetos e consultoria para ONGs, sempre com foco em diversidade, inovação e impacto positivo.
Para encerrar, o especialista em design de produto na ZENVIA, Bruno Castro, vai falar sobre IA na análise do comportamento do usuário. Com mais de uma década de experiência em design de produtos digitais, Bruno já atuou em empresas como Fiat, Itaú, Alelo, BS2, Take Blip e Natura. Atualmente, trabalha no Pelando, comunidade com mais de 2 milhões de usuários. Sua palestra aborda como ferramentas como web analytics, design de interface e pesquisa qualitativa têm sido fundamentais para interpretar e melhorar a experiência dos usuários com o apoio da IA. Também será promovida uma roda de conversa com espaço para perguntas e trocas entre o público e os palestrantes. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo Sympla.
Serviço
Órbi de Portas Abertas | Encontro do ecossistema de inovação de Minas Gerais
Data e horário: 24 de abril, das 16h às 20h
Local: Órbi Conecta – Av. Presidente Antônio Carlos, 681, Lagoinha, Belo Horizonte
Inscrições: Sympla
Confira a programação completa do Órbi de Portas Abertas em abril:
16h
Aula Aberta: Técnicas Para Uso de I.A. para Devs
Com: Pedro Israel Santiago – Fundador RedForge e CoFundador Melhor Plano
17h
Voz Ativa – Oportunidades e Desafios da I.A. na Educação
Com: Franciele Sena – Diretora de Tecnologia do EduCAT e Fundadora do Startup da Quebrada
18h
MeetUp IXDA BHZ
18h30
Abertura Comunidade IXDA
18h45
Seu chat, suas regras: desvendando a interface da Open WebUI
Com: Juliana Mucci – Gerente de Design na Ânima Educação
19h15
Tech for Good em Ação: UX, IA e Criatividade com Propósito
Com: Morena Pires – Líder de Projetos de Design UX na Montreal
19h45
Chopp liberado
+ IA na análise do comportamento do usuário
Com: Bruno Castro – Product Designer Especialista na ZENVIA
20h15
Roda de Conversa / Perguntas e Respostas
Sem comentários! Seja o primeiro.