O consumo de áudio digital está em curva ascendente, um novo estudo destaca uma tendência crescente dos brasileiros para consumir música, podcasts, rádio online e audiobooks nas plataformas e redes sociais. Dos 500 respondentes, cerca de 80% consideram importante o consumo de áudio digital. A música é a grande preferida, sendo ouvida em média 26 dias por mês — 5 dias a mais do que em 2021 — por 77% dos respondentes, especialmente pelos mais jovens da Geração Z (91%). O podcast é a mídia favorita de 12% dos respondentes, e a rádio online, de 9%, sendo ouvidos por uma média de 17 dias por mês e, principalmente, à noite.
Os principais momentos de consumo do áudio digital incluem intervalos de descanso de tela, ou seja, enquanto estamos fazendo alguma atividade como cuidar da casa e durante o deslocamento, momento em que o podcast é mais escutado. .Os dispositivos mais utilizados para consumir áudio são smartphones, computadores e Smart TVs, com os smartphones dominando o consumo de música (85%), podcasts (74%) e audiobooks (74%).
O estudo também revela que 65% dos respondentes conheceram novas mídias de áudio por meio das redes sociais, enquanto 45% foram apresentados a essas mídias por familiares e amigos, e 39% dos entrevistados descobriram podcasts através de algoritmos de recomendação.
Com relação a assinatura de plataformas de aúdio, 61% dos respondentes pagam o acesso, destacando-se a Geração Z, com 74% de pagantes. Anúncios em podcasts e rádios online são formatos que geram boa aceitação e conexão com o ouvinte.Os dados da pesquisa mostram que campanhas em áudio são eficazes para a descoberta de produtos e ofertas. Para 60% dos entrevistados, elas são úteis para conhecer novos produtos e serviços e para se manter atualizado sobre o mercado. Além disso, 61% demonstraram interesse em produtos e serviços após ouvi-los em propagandas.
Os gêneros musicais mais ouvidos incluem sertanejo, pop, MPB e rock. Em relação aos podcasts, os consumidores escutam entre dois a cinco em paralelo, os de entrevistas são os preferidos do público com 37%, seguido dos humorísticos e sobre saúde e bem estar com 30% – este número sobe para 40% das mulheres. Homens gostam mais de esportes e política.
A rádio online é ouvida principalmente enquanto se dirige, sendo notícias a preferência de 58% dos ouvintes. Audiobooks são consumidos em momentos de lazer, preferencialmente à noite sendo saúde e bem-estar (40%) número este que atinge 50% com o público feminino e desenvolvimento profissional pelos Millennials com 52% estão entre os temas mais buscados.
O estudo mostra que 89% conhecem as plataformas de áudio digital e 61% as utilizam com frequência.. O Spotify lidera em uso regular (66%), seguido pelo YouTube Music e Amazon. A pesquisa também indica uma mudança no comportamento de pagamento: 61% dos respondentes preferem pagar por serviços de música, um aumento em relação a 2021.
Os dados refletem uma transformação nos hábitos de consumo de áudio digital no Brasil, com uma crescente valorização do conteúdo e uma adaptação às novas formas de pagamento. Este estudo destaca como as redes sociais e as plataformas digitais estão moldando as preferências dos consumidores, abrindo novas oportunidades para o mercado de áudio.
Por fim, o estudo mostra que as redes sociais desempenham um papel crucial na descoberta e compartilhamento de conteúdos de áudio, com 65% dos participantes descobrindo novas mídias por meio delas e 7 em cada 10 compartilhando o que ouvem, principalmente no Instagram e WhatsApp.
- O consumo de áudio digital está fortemente associado a momentos de autocuidado, tarefas no lar e deslocamento.
- 89% dos brasileiros conhecem as plataformas de áudio digital, 61% as utilizam periodicamente
- 80% dos respondentes acham essencial o consumo de áudio digital, sendo música e podcasts os preferidos.
- 52% dos pesquisados escutam de 2 a 5 podcasts concomitantemente, com temas de entrevistas, humor e saúde sendo os mais populares.
- Sobre propaganda, três em cada cinco respondentes concordam que as propagandas favorecem a descoberta de novos produtos e serviços, informam sobre novidades do mercado e ajudam a encontrar promoções.
- 61% se interessaram por produtos anunciados, e 58% já adquiriram algum item. Eletrônicos, calçados e cursos foram os mais comprados.
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