As tendências de marketing para 2026 já miram um cenário de comunicação 360 mais dinâmico, personalizado, além de ágil e otimizado pelos avanços da inteligência artificial.
De conteúdo estratégico e conversacional a necessidade ainda mais recorrente de ser reconhecido como autoridade, são fatores que exigem rápida adaptação de marcas e profissionais, que buscam se antecipar a tendências que mudam e exigem atualização frequente.
Abaixo, confira 5 tendências de marketing para 2026:
1. Atenção como moeda de troca
A “Attention Economy” coloca a atenção do consumidor como o recurso mais escasso. Diante de tantos pontos de contato entre marcas e clientes, reter a atenção é um desafio para a maioria.
Em 2026, não basta comprar espaço na mídia, será cada vez mais necessário conquistar esse espaço na mente e no tempo das pessoas. Estratégias de conteúdo rápido e de alto impacto, narrativas interativas e ativações imersivas serão usadas para capturar “micro-momentos”.
Neste sentido, assessoria de imprensa e gestão de redes sociais precisam se adaptar, criando ganchos noticiosos e visuais que sejam de rápida absorção, mas que gerem desdobramentos em profundidade para manter relevância.
2. Criadores de conteúdo e a nova autoridade digital
A Creator Economy está consolidada como uma das principais influências da comunicação. Criadores de nicho podem ter mais poder do que influenciadores “de massa”. A lógica deixa de ser “mais seguidores” para “maior afinidade”.
De acordo com uma pesquisa da Nielsen de 2025, cerca de 90% dos consumidores confiam mais em criadores de conteúdo do que em publicidade tradicional. Desta forma, a autoridade digital passa a ser construída com consistência, transparência e colaboração.
O mesmo vale para CEOs, executivos e marcas que, ao não se posicionarem digitalmente, perdem espaço. O personal branding continua ganhando mais foco e amadurecendo para ser uma estratégia central dentro de uma narrativa digital.
3. Inteligência artificial
Em 2025, muitas atualizações e novas tecnologias chegaram para otimizar o trabalho dos profissionais de marketing, mas não necessariamente substituindo o trabalho criativo.
Para 2026, a IA dará mais velocidade, previsibilidade e hiperpersonalização, além de colaborar em fluxo que antes eram mais manuais ou dependiam de esforço e tempo que, hoje, podem ser direcionados para a parte criativa e estratégica.
Monitoramento de crises em tempo real, SEO preditivo (Generative Engine Optimization), podcasts e conteúdos automatizados, adaptados por voz e sotaque para diferentes mercados, além de análises de dados são alguns exemplos de como é possível utiizar a IA na rotina.
4. SEO + GEO
A evolução do SEO tradicional para o GEO (Generative Engine Optimization) é uma das mudanças mais transformadoras na comunicação digital. A OpenAI já aponta que mais de 80% dos usuários utilizam IA generativa como substituto parcial do Google em pesquisas.
Segundo Gartner, até 2026, cerca de 25% do volume de buscas cairá e os mecanismos tradicionais perderão espaço para IAS e chatbots automatizados. Seguindo esse comportamento, é preciso investir em conteúdo multimodal focado em GEO: textos, imagens, vídeos e áudios bem estruturados, para que a IA tenha mais referências ao citar a marca.
Além disso, o digital PR se torna ainda mais relevante diante desse cenário. Ser visto como autoridade digital, via artigos autorais, entrevistas na imprensa, mantendo consistência de presença, é um dos fatores estratégicos para atingir resultados nas plataformas mais acessadas como, ChatGPT, Gemini e Perplexity.
5. Parceria criativa com I.A
Vídeos de produtos e pessoas hiper realistas, além de campanhas publicitárias inteiras já foram criadas com inteligência artificial e surpreenderam. Em 2026, a IA se tornará ainda mais uma parceira criativa na execução de projetos – do mais minimalista ao que exigirá mais habilidades.
Não estamos falando em redução de equipes, mas em capacitação para fazer o melhor uso de ferramentas que otimizam criações, para que essas sejam refinadas e melhoradas dentro do conceito criativo de cada marca.
*Talita Scotto é CEO do Grupo Contatto, um ecossistema de comunicação com quatro verticais de negócios.

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